Foram anunciados, na manhã desta sexta-feira (16), no Solar Ferrão, os vencedores do ‘Concurso Nacional de Ideias para Requalificar os Largos no Pelourinho’. A iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Secretaria de Cultura do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), contou com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/BA) e premiou os três primeiros lugares com as quantias de R$ 25 mil, R$ 15mil e R$ 10 mil, respectivamente. Os largos têm programação artística permanente e têm nomes de personagens dos romances de Jorge Amado: Tereza Batista, Quincas Berro D´água e Pedro Archanjo.

Responsável pela abertura do evento, o secretário estadual da Cultura destacou o sucesso do modelo de edital adotado e parabenizou os envolvidos em todo o processo. “O trabalho conjunto com o IAB/BA foi primordial para o sucesso da nossa empreitada e, mesmo sendo uma seleção exaustiva, pois recebemos 36 inscrições de todo o país, deu tudo certo no final. Todos nós, da Secretaria de Cultura, estamos muito felizes com a modalidade de concurso implantada e, principalmente, com os bons resultados alcançados”, enfatiza Rubim.

A união dos profissionais que fizeram parte da iniciativa foi lembrada por Frederico Mendonça, diretor do Ipac e membro da banca que examinou as propostas para os largos do Pelourinho, que têm programação artística permanente, atraindo turistas e soteropolitanos todos os dias. “Houve uma grande mobilização por parte dos representantes institucionais envolvidos no processo e que atuam na região”.

Com idéias inovadoras e ousadas, o arquiteto paulista Artur Casas abocanhou o prêmio principal e propôs soluções práticas para os espaços do sítio histórico. Os membros da banca destacaram como fatores decisivos para a seleção a possibilidade realizar as intervenções com baixo custo, a inclusão de áreas verdes nos locais, a preservação da visibilidade das fachadas e a possibilidade de fazer toda a reforma sem que, para isso, seja necessário manter o local fechado um dia sequer. Ricardo Melo de Recife (PE) ficou com a segunda colocação, seguido de Alexandre Rosa de Curitiba (PA), que ocupou o terceiro lugar. Marcos Linhares do Rio de Janeiro (RJ) e Gabriel Grispo de São Paulo (SP) receberão menções honrosas pelo bom desempenho no concurso.

O presidente do IAB/BA, Nivaldo Andrade, assim como Rubim, enfatizou a importância da realização de concursos em Salvador. “Há muito não se realizava um concurso arquitetônico em Salvador, com exceção do processo de seleção empregado para a reforma do Teatro Castro Alves. Essa iniciativa se mostrou muito eficaz e eu espere que, em breve, tenhamos na cidade cinco a dez concursos por ano”, acredita Nivaldo.

O ‘Concurso Nacional de Ideias para Requalificar os Largos no Pelourinho’ representa mais um passo rumo à reabilitação do Centro Antigo de Salvador, região onde está inserido o Pelourinho, uma vez que atende à Proposição 06 da publicação que trata da Qualificação dos espaços culturais e monumentos. A solenidade de premiação será realizada no dia 29 de março, no Palácio Rio Branco, a partir das 10h.