No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, junto com as unidades da rede de ensino, atividades com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação dessa fonte vital para a humanidade. A temática vai ser debatida em sala de aula e, também, em áreas externas, aproximando ainda mais os estudantes do meio ambiente em que vivem.

No Colégio Estadual Reunidas Antônio Balbino, em Valença, os alunos do 6º ano do ensino fundamental realizam passeio nesta quinta-feira (22) pela orla do município, observando o rio da localidade, com foco na poluição das águas. “A nossa intenção é justamente chamar a atenção dessa juventude para a preservação e o cuidado que é necessário ter com o meio ambiente. Os estudantes estão motivados com esta atividade de campo”, disse a diretora da unidade, Marileuza da Silva Kamuru.

Educação Profissional

Os centros territoriais e estaduais de Educação Profissional e as unidades que oferecem cursos técnicos de nível médio também desenvolvem uma programação especial para alertar a comunidade sobre a necessidade da adoção de medidas voltadas ao cuidado e proteção das nascentes, rios e lagos.

No Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, por exemplo, as atividades foram iniciadas desde a semana passada. Os estudantes dos cursos Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem realizaram visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) e percorreram as margens do Rio de Contas.

Com 620 quilômetros de extensão, este rio é um dos maiores da Bahia e exerce papel importante, seja para o abastecimento humano e dessedentação animal, como para a agricultura e também para a sobrevivência de comunidades ribeirinhas.

O estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Julio Vitor, afirmou que a visita foi fundamental para que ele pudesse perceber a importância do Rio de Contas para Ipiaú e demais municípios, além de ter sido uma oportunidade de avaliar os riscos que todos estão sujeitos ao jogar lixo no rio. “Em determinados locais pode-se observar o descarte de dejetos no rio, um mal à saúde humana e ao meio ambiente”, afirma.

Importância da água

Durante visitas técnicas, nesta quinta (dia 22), das 8h às 17h, à Praça Ruy Barbosa, em Ipiaú, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas vão distribuir folhetos com orientações sobre a importância da água para os seres vivos e sobre a importância da preservação da mata ciliar. Além disso, prestarão informações sobre riscos ambientais e sobre os danos para a saúde causados pelo descarte de dejetos nos rios.

No município de Barra, os estudantes dos cursos técnicos em agricultura, agroindústria, pesca e meio ambiente, do Centro Estadual de Educação Profissional, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, participarão na sexta-feira (23), a partir das 8h, da palestra “O uso responsável da água nas atividades agrícolas, pesqueira e agroindustriais”. A palestra será ministrada por Paulo Baqueiro, técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Às 10h, haverá uma caminhada até o cais da cidade. Logo após, os alunos realizarão apresentações de teatro, música e poesia sobre o tema “Água, patrimônio ambiental”.

Desde 2010, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve o projeto ‘Uso Racional de Água e Energia nas Escolas’, com a finalidade de repensar a utilização dos recursos nas unidades. “Precisamos preparar os estudantes para os desafios de hoje, formar o ser humano integral, para agir e se posicionar no mundo”, disse Solange Neves da Rocha, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria.