Estudantes do ensino médio de sete países participam, a partir desta terça-feira (24), da 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. A cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda-feira (23) no Auditório do Instituto de Matemática, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina. As provas serão realizadas na terça e na quarta-feira (24 e 25).

A competição na Bahia é apoiada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e a descoberta de jovens talentos em matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de incentivar a troca de experiências entre os países participantes.

As equipes são formadas por quatro estudantes, de até 18 anos, e dois professores, representando Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O Brasil será representado pelos jovens Daniel Santana Rocha (RJ), Daniel Lima Braga (CE), Murilo Corato Zanarella (SP) e Victor Oliveira Reis (PE), todos premiados em outras competições do gênero.

Provas

A organizadora da competição, Luzinalva Miranda de Amorim, explica que, durante as provas, os estudantes terão três horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Os estudantes deverão desenvolver soluções criativas na tentativa de resolvê-los para assim conquistar medalhas de ouro, prata ou bronze, as quais serão distribuídas segundo percentuais mínimos de acerto.

O estudante Fábio Neves, de 16 anos, de São Tomé e Príncipe, afirma que se preparou muito para as olimpíadas. De acordo com Fábio, os estudos são em grupo, com exercícios de outras olimpíadas passadas. “Estou muito ansioso para a prova, me preparei e quero levar esta medalha que pretendo ganhar para o meu país. Não quero decepcionar”.

O brasileiro Daniel Santana, 15 anos, disse que está tranquilo e certo de que vai conquistar o prêmio. “Estudei muito, desde o início do ano que me preparo para a prova e tenho convicção de que o meu grupo vai ganhar mais uma medalha, como no ano passado”.

Histórico

A competição, realizada pela primeira vez em 2011 na cidade de Coimbra, Portugal, contou com a participação de 23 estudantes representantes de seis países de língua oficial portuguesa. Na oportunidade, o Brasil, país mais bem colocado entre os participantes, conquistou um total de quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

O evento é uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia, da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto de Matemática Pura e aplicada (IMPA) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição internacional realiza-se anualmente, desde o ano de 2011, e envolve jovens das oito nações que formam a comunidade de países que falam a língua portuguesa.