O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, participou, nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, das comemorações dos três anos de funcionamento do SAC Educação, durante visita à sede da unidade, no Instituto de Cacau, no bairro do Comércio, em Salvador. Professores presentes ao evento elogiaram a qualidade dos serviços prestados pelo órgão que, além de cuidar da vida funcional do servidor, passou a oferecer atendimento em serviços de saúde.

“É uma satisfação ver o sucesso do SAC Educação, unidade pensada e construída visando um melhor acolhimento e bem-estar dos professores e demais servidores da Educação”, disse Barreto. Para ele, trata-se de uma ferramenta bem-sucedida que se tornou referência no atendimento público de qualidade, com perspectivas de ampliação, como já ocorreu, há dois meses, em Feira de Santana.

O SAC Educação resulta de parceria das secretarias estaduais da Educação e da Administração, a partir da experiência bem-sucedida do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). No período de três anos de funcionamento, foram efetuados cerca de 90 mil atendimentos, numa média de 150 por dia, “com 94% de satisfação entre os servidores”, segundo o ouvidor da Secretaria, Francisco Neto.

Serviço de nutrição

O SAC Educação, que já oferece atendimento em serviços de saúde nas especialidades de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e serviço social, deverá abrir, ainda este ano, serviço de nutrição, segundo informou a coordenadora do Serviço de Saúde do SAC Educação, Regina Borges. O agendamento pode ser feito via telefone (3117-1434) ou pessoalmente, das 8h30 às 17h.

“O serviço de saúde do SAC Educação é uma ação inovadora para o professor que tem a oportunidade de um acolhimento individualizado e sigiloso, dentro de áreas específicas”, disse Regina. Segundo ela, o serviço de psicologia, por meio de parcerias com instituições universitárias – Universidade Federal da Bahia (Ufba), Faculdade Social da Bahia, entre outras – oferece um suporte dentro das oficinas de psicologia, nas escolas.

De acordo com a assessora do programa de saúde do SAC Educação, Elisabete Dias, no setor de fisioterapia, está se fazendo um mapeamento e diagnóstico em todas as escolas para checar as condições do mobiliário e ambiente de trabalho, como estrutura física e acessibilidade. “Os dados estão sendo coletados e serão trazidos para o programa”, enfatiza.

Vida funcional

No SAC Educação, mais um compromisso do Governo da Bahia pela valorização e respeito aos servidores, especialmente aos professores, são tratados assuntos relacionados à vida funcional dos profissionais num ambiente adequado, com confiabilidade e agilidade da informação.

No local, os interessados podem obter informações, dar entrada e acompanhar processos funcionais, como aposentadoria, abono permanência, adicional por tempo de serviço e, entre outros, licenças prêmio e gestante.

Desde o final de agosto, os professores da rede estadual da região de Feira de Santana também estão contando com o SAC Educação. O serviço está atendendo aos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana (Direc 2). Junto ao SAC Educação de Salvador, são contemplados cerca de 40% dos servidores da Educação do Estado.

“O atendimento do SAC Educação é muito bom. Por conta do meu processo de aposentadoria, estive aqui algumas vezes e sempre tive um atendimento maravilhoso”, afirma a professora aposentada Terezinha Araújo Ávila. A servidora do Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Salvador, Jussinea Neiva Almeida, também elogia: “Resolvi tudo que eu precisava. O atendimento, realmente, é ágil, muito bom”.