Para comemorar o Dia da Ciência e Tecnologia, foi aberta nesta terça-feira (16), no Estacionamento L1, do Salvador Shopping, na capital baiana, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), que reúne as maravilhas da ciência e aguça a curiosidade de crianças e adultos.

A programação foi aberta pelo secretário Paulo Câmera e continua até o dia 21 de outubro, no horário de funcionamento do shopping, com acesso gratuito para o público. As atividades, segundo o secretário, encantam pessoas de todas as idades, e têm a intenção de incentivar o interesse pela ciência, “tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia”.

Equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de Astronomia, Eletromagnetismo, Robótica, Fluidos, Óptica, Mecânica e Termologia integram as ações da SNCT e estão disponíveis para o público em uma tenda climatizada com 450 metros quadrados, em clima futurista.

Progresso significativo

Até o final da tarde, cerca de 1.500 pessoas já haviam passado pelo local e tiveram a oportunidade de se divertir e aprender de forma dinâmica e interativa com os equipamentos científicos. “É muito legal pedalar e fazer o ventilador funcionar”, disse a pequena Ana Beatriz, de 9 anos, maravilhada com a bicicleta geradora. Maíra, 9 anos, adorou brincar de varrer o lixo no tapete mágico. “Nunca havia brincado num tapete desses. É muito legal”.

Esta é a nona edição da SNCT, que é promovida anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Para Câmera, a ciência e tecnologia, quando devidamente utilizadas, podem permitir às nações progressos significativos nas áreas da educação, saúde, preservação do meio ambiente, no aumento da produtividade econômica e na integração social, com superação da pobreza e dos problemas sociais.

Este ano, a SNCT apresenta aos visitantes informações sobre diversos temas, como economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, além de realizações do Governo do Estado, por meio de programas e projetos relacionados ao tema. Todo o conteúdo será visualizado em telas interativas e video wall, que formam uma parede de 20 metros.

Robozão

Um dos atrativos da abertura da semana foi o ‘Robozão da Bahia’, o mascote do evento que esteve no local para animar o público. Durante sua passagem, o robô atraiu crianças e adultos, cantou, dançou e posou para fotos.

“Achei esse robô muito interessante. Se não fosse aqui, não sei se um dia veria um robô de verdade e desse tamanho. Até filmei pra mostrar pros meus colegas da escola”, disse Evelin, 13 anos, empolgada com as novidades.

Produto 100% baiano, o ‘Robozão da Bahia’ tem 2,6 metros de altura, 1,60 m de envergadura e conquista a atenção e simpatia de pessoas de todas as idades. Durante a SNCT, ele circulará pelo Salvador Shopping, convidando as pessoas para conhecerem a exposição.