A segunda semana da ‘Temporada Verão Cênico’ traz mais uma série de apresentações teatrais inseridas na programação do verão da Bahia. Promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), o projeto, que busca estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano, vai realizar durante todo este mês um total de 96 sessões teatrais, a preços populares e até gratuitas, de 32 diferentes espetáculos, em Salvador e outras 13 cidades do estado, alcançando todos os seis macroterritórios baianos.

Produzida para o calendário do verão, somando-se às opções das artes cênicas já existentes no período, a ‘Temporada Verão Cênico’ promove apresentações de segunda a quarta-feira. Assim, busca consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem teatro na Bahia”, fortalecendo as atividades deste cenário e dando visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação.

Outro objetivo é fomentar a relação entre artistas e espaços culturais, atendendo ao interesse de estruturar uma rede produtiva sólida, em que as casas de espetáculos reforcem seus perfis e atuem também como programadores culturais.

Nesta segunda-feira (14), o Verão Cênico traz, mais uma vez, o teatro ao Centro Histórico de Salvador, com o espetáculo ‘Os Mentirosos’, do Bando das Artes Cínicas, no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, numa sessão gratuita que se inicia às 20h.

Nesta terça (15), a ‘Mostra Teatro de Rua’, uma das três categorias do projeto, se espalha em ruas e praças das cidades do interior, com apresentações também gratuitas – ‘Butô de Bêbado Não Tem Dono’, do Grupo Alvenaria de Teatro, em Euclides da Cunha, no Bar e Restaurante Princesinha do Cumbe, às 19h; ‘O Auto dos Descaminhos’, em Teixeira de Freitas, na Praça da Bíblia, às 19h; e ‘Tataravó, de Celo Costa, Demian Reis e Alexandre Luis Casali’, em Barreiras, às 16h, na Praça Castro Alves.

Na quarta-feira (16) há uma vasta lista de espetáculos da ‘Temporada em Movimento’, com espetáculos nos palcos, e da ‘Mostra Cenas Curtas’, com encenações gratuitas nos foyers, pátios, antes dos espetáculos da ‘Temporada em Movimento’, em teatros diversos de Salvador e interior da Bahia.

A programação completa da ‘Temporada Verão Cênico’, e também a agenda de outras diversas opções de teatro na Bahia, pode ser consultada na internet.