Somente no primeiro dia de matrícula nas escolas da rede estadual de ensino, nesta terça-feira (19), cerca de 15 mil estudantes garantiram a vaga nas unidades escolares da rede pública do estado. Durante visita a colégios de Salvador, o secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltou que o a secretaria tem capacidade para receber todos os alunos que buscarem vagas nas escolas da rede estadual.

O atendimento continua nesta quarta-feira (20) para matricular alunos da rede pública estadual que queiram mudar de escola. Nestas quinta e sexta-feira (21 e 22) serão matriculados os estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte.

No caso da 8ª série/9º ano, o aluno poderá optar pelo ensino médio ou pelo técnico integrado ao nível médio. “Nossa expectativa é que a matricula continue transcorrendo com tranquilidade até o último dia (28 deste mês), graças ao planejamento feito com antecedência pela Secretaria da Educação junto às escolas”, disse Barreto

Gestão escolar

A matrícula é operada pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), que permite agilidade ao processo tanto nas escolas, como pela Internet. A Secretaria da Educação disponibiliza um canal para atendimento eletrônico aos estudantes e familiares, por meio do telefone 0800-285-8000.

A diretora do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Daniela Lordelo, que acompanhou a visita do secretário Osvaldo Barreto, disse que a informatização da matrícula, por meio do Sistema de Gestão Escolar (SGE) melhorou todo o processo. “Este ano a administração e a organização da matrícula ganharam maior agilidade”.

O pai do aluno Wesley de Aquino, Mário Sérgio de Aquino, que esteve no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, elogiou o atual processo de matricula. “Está tudo bem ágil, estou achando ótimo. Antigamente, o sistema era demorado”.

Internet

A matrícula 2013 na rede estadual de educação da Bahia pode ser realizada presencialmente em qualquer unidade escolar do estado, (independentemente daquela que o aluno deseja estudar) ou pela internet, no Portal da Educação.

Podem fazer a matrícula pela internet, os estudantes que já são da rede estadual e os alunos oriundos das redes municipais de Salvador e de Feira de Santana. Tanto pela internet, quanto presencialmente, o horário de atendimento é das 8h às 20h, sem intervalos. Mais informações sobre a matricula, inclusive sobre o calendário e documentação exigida, no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.