Desde julho – e até novembro deste ano -, toda quarta-feira é de dança na Bahia por intermédio da 15ª edição do projeto Quarta que Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult). Completando o primeiro mês da programação o dia 28 próximo será reservado para apresentações em Salvador e Lauro de Freitas, com sessões sempre gratuitas.

Na capital, o dia começa com a estreia da intervenção urbana ‘Teia’, do Núcleo A-com/tece, às 15h, no entorno do Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. Às 20h, no Espaço Xisto Bahia, acontece o espetáculo ‘Anfíbios’, de Ricardo Alvarenga. No mesmo horário, no Centro Cultural Plataforma, ‘Mistura Brasileira’, de Gerard Laffuste e Cia. Rodas no Salão. Já em Lauro de Freitas, a sessão, às 20h, acontece no cine-teatro local, com o espetáculo ‘Soco no Vento’, de João Perene.

Até 13 de novembro, dez espetáculos, quatro intervenções urbanas, três danças de rua e quatro trabalhos em processo de criação compõem a programação da 15ª edição do Quarta que Dança, que promove apresentações em Salvador e mais onze cidades – Curaçá, Itabuna, Ituberá, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Taperoá, Uauá, Valença e Vitória da Conquista.

Cada trabalho será encenado quatro vezes, em locais diferentes, gratuitamente, contabilizando 84 sessões de um panorama contemporâneo da diversidade da produção em Dança na Bahia. As 21 propostas participantes foram selecionadas dentre 120 inscritas em edital público, um recorde histórico do projeto. A programação completa pode ser consultada na internet.