Jovens da rede pública de ensino têm até 6 de setembro para fazer a inscrição no processo seletivo do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visa aumentar a empregabilidade dos jovens de famílias de baixa renda, despertando vocações e potenciais talentos para a área de Tecnologia informação e comunicação (TIC).

Ao todo são 432 vagas distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os interessados devem comparecer à sede do Proaj, na Avenida Paulo VI, nº 554, Pituba, das 8 às 21h. Mais informações pelo telefone (71) 3345-1419. As aulas iniciam em outubro.

Proaj

É um programa de qualificação de jovens, fruto de um convênio estabelecido entre o Senai-BA e o Governo do Estado da Bahia, através da Secti. A expectativa é que, ao longo de quatro anos, o programa beneficie aproximadamente 10 mil alunos da rede pública de ensino em diversos municípios.

“Este programa visa aumentar a inserção dos jovens de baixa renda no mercado de trabalho, atender a uma demanda crescente de mão de obra qualificada, além de suprir uma carência na área de tecnologia” conclui Paulo Câmera, secretário de Ciência, Tecnologia e Informação.

A área de TIC se destaca com um enorme potencial de crescimento, colaborando para o aumento da produtividade do país em diversos segmentos. A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) estima que a indústria brasileira de tecnologia da informação (TI) deve ter a maior taxa de crescimento do mundo em 2013.

Aplicação do conhecimento adquirido

Depois de concluir, em maio deste ano, o curso ‘Suporte a hardware e rede’ do Proaj, Adenilton Ribeiro, 24 anos, ampliou a noção que já possuía sobre a área. Inclusive, aplicou o conhecimento adquirido nos serviços prestados pela empresa que ele fundou em 2010. “Melhorei a qualidade, quantidade e variedade dos serviços em virtude da realização do curso”, comemora o jovem empreendedor. Ele ainda acrescenta que “a área está em expansão, já que qualquer empresa necessita da TIC para estar em pleno funcionamento”.

O estudante do 2º ano do Ensino Colégio Estadual Luiz Tarquínio, Gustavo Vieira, 16 anos, atua há cinco meses no setor de TIC. Aluno da turma piloto do Proaj, ele cursou ‘Suporte e manutenção de informática’ e atualmente estagia na Justiça Federal. “O curso me propiciou uma nova visão sobre o que é tecnologia e informática. Acredito que o estudante deve se dedicar, aproveitar a oportunidade, já que a área é a que mais cresce no mundo”. Gustavo acrescenta que pretende fazer vestibular para análise de sistemas e engenharia de telecomunicações.