A maternidade do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vai ser reformada e decorada por meio de parceria entre o Estado e o Grupo Ação Social G10, que reúne 27 empresas de material de construção, arquitetos e decoradores. A ala materno-infantil, que fica no terceiro andar, receberá novo mobiliário e terá os espaços readequados para um fluxo de atendimento que amplie a humanização e o acolhimento.

Com esta mudança, as três partes de nossa ala vão ter a mesma lógica de funcionamento, com um lado dedicado ao apoio, o outro à assistência, com acomodações humanizadas tanto para gestantes, como para acompanhantes. Isso tudo vai permitir ter uma visão melhor dos bebês na necessidade deles, afirmou a diretora da ala materno-infantil do HGRS, Alcione Bastos.

Esta é a segunda vez que Estado e o G10 se unem para reformar um espaço do Hospital Roberto Santos. Na primeira, foi reformada a ala pediátrica, que ganhou quartos com temas infantis e decoração moderna e aconchegante, que ajuda na recuperação dos pacientes internados. 

Sabemos que os espaços, as cores e o mobiliário de um hospital, junto com os profissionais de saúde, contribuem muito para a recuperação dos pacientes, e participar desse trabalho e colaborar para isso é muito gratificante, disse a designer de interiores Mara Mendonça, que ficará responsável pelo projeto de decoração de um dos espaços do terceiro andar do HGRS.

Mais investimentos

Além da parceria com a iniciativa privada, o Estado investe, com recursos próprios, na reforma e ampliação de outras unidades. Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, estão sendo realizadas obras em praticamente toda a rede.

O HGE 2 está em construção, o Roberto Santos tem dois prédios sendo construídos, além da reforma dos ambientes. O Ernesto Simões recebe obras de ampliação, e o São Jorge está sendo transformado em hospital, isso em Salvador. No interior, o Prado Valadares, em Jequié, o Luís Viana, em Ilhéus, e o Hospital Geral de Vitória da Conquista estão em ampliação, e em breve vamos começar a do Clériston Andrade, em Feira de Santana, disse o secretário.