Turistas e baianos presentes nos festejos da Lavagem do Bonfim 2010, que será realizada na quinta-feira (14), contarão com 2.300 policiais militares garantindo a segurança em todo o percurso do cortejo já a partir da terça-feira (12). O efetivo será distribuído estrategicamente em 12 sub-áreas, entre a Avenida Contorno e a Colina Sagrada, além de 40 (quarenta) pontos de interdição de tráfego de veículos.

Entre as unidades da Polícia Militar que atuarão no evento estão o Batalhão de Apoio Operacional, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Guardas, a Rondas Especiais (Rondesp), as Companhias Independentes, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e esquadrões de Polícia Montada e Motociclistas Águia.
A lavagem terá ainda a atuação do Comando de Operações Bombeiros Militares da PM, que lançará 96 bombeiros, distribuídos em patrulhas de socorrismo apoiadas por guarnições do Salvar, equipes de busca e salvamento em situações de sinistros e calamidades, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios.

Dentre as atuações da PM durante o evento, destacam-se as abordagens preventivas, ações contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, principalmente nas barreiras que regulam o acesso de veículos e pedestres ao circuito.

Os trabalhos da Polícia Militar começam no apoio à montagem das estruturas, em rondas preventivas ao longo do trajeto, prosseguindo com o ordenamento das entidades na Avenida Contorno, até a desmontagem das barracas no dia 18.

Recomendações da PM:

1. Evitar levar para o circuito cartões de crédito, talões de cheque e dinheiro acima do necessário;
2. Não ostentar jóias nem grandes quantias em dinheiro;
3. Evitar levar bolsa, máquina fotográfica ou filmadora para os locais de grande concentração;
4. Não fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas, e se estiver dirigindo passar a condução do veículo para alguém habilitado que não esteja bebendo; e
5. Identificar as crianças com cartões, especificando o nome, filiação, endereço e telefone para contato, mesmo que a criança já consiga se comunicar.

A PMBA solicita a todos que testemunharem um ato delituoso, o cuidado de informar rapidamente à Polícia Militar, através dos telefones da Central de Polícia 190, Ouvidoria da PMBA 0800 284 0011, e Disque denúncia 3235-0000.