Com o objetivo de captar novas parcerias, o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) reuniu representantes de órgãos estaduais, a exemplo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesb) e Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), para apresentar o jogo “Tríade”, um Role Playing Game (RPG) eletrônico criado pelo grupo.

O “Tríade” é um RPG educacional, ambientado na França do século XVIII, período da Revolução Francesa. No game, o jogador pode ter acesso a informações culturais relacionadas àquele importante momento histórico. O jogo foi criado com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O processo de construção foi iniciado em janeiro deste ano.

Para o desenvolvimento dos jogos eletrônicos educacionais, o grupo, coordenado pela professora-doutora Lynn Alves, dispõe de sala própria, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Uneb, em Salvador. Além de equipe multidisciplinar de professores e estudantes das áreas de Educação, Design e Informática, o projeto agrega também estudantes da Ufba, Ucsal e das Faculdades Jorge Amado.