Lideranças de 22 associações do bairro da Liberdade discutiram, com representantes do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, propostas de políticas públicas culturais para o bairro mais populoso da cidade. Entre as reivindicações dos moradores estão a reestruturação do Corredor Cultural, otimização dos espaços existentes no bairro, como o Cine Cultural Brasil, e ainda apoio para uma programação regular de festas populares, como o São João e o carnaval.

Um grupo de trabalho será constituído para organizar as propostas, priorizando o Corredor Cultural da Liberdade, o calendário com o ciclo de festas do bairro e a organização do Seminário Apolinário de Jesus para discutir especificamente o carnaval. Dirigentes das Secretarias Estaduais de Cultura, do Turismo e da Promoção da Igualdade, Secretaria Municipal da Reparação e Fundação Gregório de Mattos participaram de reunião, sexta-feira (29), na Escola Duque de Caxias.

As estatísticas apontam que na Liberdade e adjacências concentram cerca de 300 mil habitantes, englobando Japão, Queimadinho, Siero, Curuzu, Guarani, Estica, São Lourenço e Favela, além dos bairros vizinhos de Pero Vaz, Cidade Nova, Pau Miúdo, Caixa D’ Água e Lapinha. No calendário de festas, a Liberdade tem programação praticamente o ano inteiro, com destaque para a Festa de Reis (janeiro), Carnaval (fevereiro), São João (junho), São Cristóvão (julho), Cosme e Damião (setembro), Dia da Consciência Negra (novembro), com a Marcha Zumbi dos Palmares e ainda a Festa de Santa Bárbara (dezembro).

“Nós queremos construir a comissão permanente de discussão sobre a cultura na Liberdade”, afirmou Aidil Cerqueira, presidente da Associação de Moradores da Rua São Cristóvão. “Temos que resgatar a história cultural da Liberdade”, disse Isabete Nascimento, da Creche Escola Grão de Areia. “Fico tão triste quando ouço meus alunos dizerem que nunca foram a um cinema ou a um teatro. Seria tão bom se pudéssemos ter cinema e teatro para nossas crianças”, sonha Clara Núbia Costa e Silva, professora da Escola Duque de Caxias.

O Secretário de Cultura, Márcio Meirelles, disse que a proposta do Governo da Bahia é construir políticas públicas com a participação da sociedade e garantiu que a Secretaria de Cultura estará junto com a Fundação Gregório de Matos e as associações para fomentar a cultura na Liberdade. O Secretário de Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, falou sobre a importância de respeito à diversidade da maioria da população afro-descendente do bairro.