A TVE Bahia e a Educadora FM 107.5 montaram um esquema de cobertura especial para que o público acompanhe toda a agenda festiva e cívica programada para amanhã, 2 de julho. Na TVE, a transmissão começa às 8h, ao vivo, diretamente da Lapinha, com os preparativos finais e a saída do cortejo. Ao longo de toda a manhã, será transmitido desfile que tradicionalmente mobiliza gestores públicos, parlamentares, grupos culturais, personalidades, artistas e a manifestação mais espontânea da população.

A cobertura ao vivo será intercalada por 30 VTs que contam, em fragmentos, toda a saga da independência do Brasil em território baiano, que na verdade teve início em junho de 1822. O jornalístico TVE Revista, das 12h às 12h30, fará um balanço de toda movimentação ocorrida na parte da manhã e também contará com entradas ao vivo das equipes de reportagem.

A partir das 14h30, o apresentador Johny Santos recebe o historiador Ubiratan Castro no estúdio da TVE para comentar o desdobramento das comemorações na altura da Praça Municipal até as 15h30. Por volta das 16 horas, previsão de chegada da imagem do caboclo no Campo Grande, a emissora retoma a transmissão ao vivo e, às 17h45, exibe o documentário 2 de Julho: A Festa da Independência na Bahia (1997), dirigido pelo cineasta Tuna Espinheira e produzido pela TVE. O canal 2 encerra a cobertura com a edição especial do TVE Notícia, das 18h30 às 19 horas.

A Rádio Educadora acompanhará todo o desfile na parte da manhã, com transmissão de flashes exclusivos, a partir das 8h30, levando aos ouvintes todos os detalhes de vários pontos da festa – Lapinha, Barbalho, Terreiro de Jesus e Pelourinho. Às 12 horas, Pedro Caldeira e Edilton Tourinho apresentam mais uma edição temática do Multicultura, que terá reportagens, comentários e flashes ao vivo da festa. Ao longo da tarde, até as 17h30, a Educadora FM 107.5 veiculará informes sobre o 2 de julho a cada 30 minutos. E, em seguida, apresenta uma edição sob medida do Especial das Seis, com um repertório de canções sobre independência e liberdade.