Salvador e Região Metropolitana terão um final de semana com céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, devido à umidade vinda do Oceano Atlântico. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), as temperaturas devem variar de 19ºC e 30ºC nessas regiões.

A previsão do Boletim Meteorológico elaborado pelo Cemba indica que os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também irão manter o tempo instável nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste da Bahia (veja abaixo os mapas de previsão e imagem de satélite). Nessas regiões, o céu também deverá ficar nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. A tendência é a de que as chuvas ocorram com mais frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas mínimas podem chegar, nessas regiões, a 17 e a máxima a 31ºC.

O mar permanecerá agitado durante o final de semana em todo litoral baiano. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador as ondas poderão alcançar alturas máximas de até 2,5 metros. O meteorologista do CEMBA, Heráclio Alves, disse que o comportamento das ondas e uma velocidade média dos ventos em torno de 25 km por hora são considerados normais para essa época do ano. “Alterações nesses valores só ocorrem com a atuação de sistemas meteorológicos a exemplo de uma frente fria”, afirmou.

Calor e queimadas no Oeste – O final de semana será de muito calor nas regiões Oeste, São Francisco e Norte que sofrem a influência de uma massa de ar quente e seco atuante em grande parte do Brasil. Essa massa de ar mantém o céu com poucas nuvens e a umidade do ar com valores relativamente baixos, variado entre 20% e 40% no Oeste, São Francisco e Norte da Bahia. Uma das consequências serão as temperaturas máximas de até 35 ºC. Este cenário indica que essas regiões apresentam os maiores riscos de ocorrência de focos de queimadas nos próximos dias.

Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas em áreas isoladas. Também nessas regiões as madrugadas serão mais frias, com valores mínimos de temperaturas chegando aos 14ºC.

Índices Ultravioletas – Os Índices Ultravioletas (IUV) deverão se manter elevados na maior parte da Bahia, especificamente na faixa centro-norte do Estado. As categorias 08, 09 e 10, previstas para este período são consideradas Muito Alta segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As tabelas abaixo apresentam a previsão dos IUV para algumas cidades do Estados que são representativas para todas as regiões da Bahia, bem como, as referências desses Índices com suas categorias de intensidades, de acordo com recomendações da OMS.

Segundo o meteorologista, a tendência é a de que os índices UV se mantenham altos durante todo o inverno na Bahia. Um dos fatores responsáveis por isso é a redução de nuvens, um protetor natural que reduz a radiação solar. A tendência, de acordo com o o meteorologista é que os maiores índices de UV continuem sendo registrados nas regiões Oeste, São Francisco, Norte, Sudoeste e parte da Chapada Diamantina, onde já acabou o período chuvoso.

O panorama é o mesmo para o litoral do Estado, onde o período chuvoso que começou em abril prosseguirá até agosto. Heráclio Alves ressalta que deverá haver, nesse período, uma redução de chuvas de até 15% na região litorânea (Recôncavo, Sul e Nordeste). Ele salientou que a média histórica de precipitação para os meses de julho, agosto e setembro é de 429,8 mm, sendo que os maiores volumes deverão ser registrados em julho e agosto, com índices variando de 300 a 386,8 mm.

Mais informações Meteorológicas no site: www.srh.ba.gov.br (tempo e clima).