A Secretaria Estadual da Educação (SEC) realiza de 20 a 24 deste mês cinco encontros regionais para socializar as ações do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e ampliar a parceria com movimentos sociais e sindicais, universidades e municípios.

Os encontros visam estreitar o diálogo e ouvir os parceiros que aderiram ou que pretendem aderir ao Topa, integrando todos no processo de construção do Plano de Formação Inicial e Continuada dos Alfabetizadores. Também haverá a assinatura dos termos de cooperação técnica entre a SEC e os municípios ou entidades que aderirem ao programa.

Lançado em maio, o Topa, que visa alfabetizar 1 milhão de pessoas até 2010, já conta com a adesão de 380 dos 417 municípios baianos, seja por meio de prefeituras ou entidades sociais.

Os encontros serão realizados na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), respectivamente.