A Universidade Estadual da Bahia destinou R$ 500 mil ao Sistema de Bibliotecas (Sisbib) da instituição para modernização e ampliação do acervo das unidades distribuídas pelo campi, como vem reivindicando a comunidade acadêmica. O anúncio foi feito reitor Lourisvaldo Valentim durante a conclusão dos debates da 6ª edição do Conselho Superior Universitário (Consu), que aconteceu na semana passada.

“Sabemos que ainda é pouco diante da grande demanda por ampliação do acervo, mas estimamos que até o final do ano sejam liberadas mais verbas, num total de um milhão de reais para serem investidos na aquisição de livros”, afirma a vice-reitora Amélia Maraux.

À frente da Comissão de Planejamento e Estruturação do Sisbib, ela ressalta que as novas aquisições serão regulamentadas por critérios bem definidos, permitindo que todos os departamentos sejam contemplados com a distribuição dos recursos. Para isso, um grupo de trabalho foi instituído com a finalidade de discutir as diretrizes para a compra dos livros.

O grupo é formado pelos diretores de departamento, Ana Lílian dos Reis (Juazeiro), Ivete Teixeira (Euclides da Cunha), Fátima Santos (Paulo Afonso), por bibliotecárias e representantes das pró-reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão. Amélia também considera que o grupo deve consultar toda a comunidade, incluindo coordenadores de colegiado, professores e estudantes, buscando garantir uma compra qualificada, condizente com as reais demandas das disciplinas e dos programas de curso.

As prioridades são os programas de pós-graduação stricto sensu, os cursos de graduação em fase de reconhecimento e os implantados recentemente, que carecem de acervo especifico.

“A biblioteca é um espaço muito importante. É a partir dela que os cursos são reconhecidos, a Capes valida os programas de pós-graduação e a universidade é avaliada para o credenciamento. Valorizar e qualificar este espaço é fundamental para garantir o crescimento e a qualidade das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza a vice-reitora.