Trinta integrantes do Corpo de Bombeiros participam amanhã (16) de um curso de capacitação para que possam atuar como multiplicadores no Programa Estadual de Transplantes, facilitando a divulgação junto à sociedade. O curso, que acontecerá das 8h30 às 18horas, no Centro de Treinamento do Hospital Roberto Santos, é o passo inicial de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplantes, e o comando do Corpo de Bombeiros.

Através dessa parceria, a Sesab capacitará integrantes da corporação como multiplicadores e incentivadores da doação de órgãos junto aos policiais militares e à população em geral, além de estimular os policiais militares para que sejam doadores de órgãos. O major Antônio Júlio Nascimento Silva, do Corpo de Bombeiros, explica que a idéia é, num maior prazo, treinar cerca de 30 mil integrantes da Polícia Militar.

Coordenado pelo diretor de Atenção Especializada da Sesab, Renan Araújo, e pelo médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o curso será desenvolvido através de uma metodologia participativa, com atividades teóricas e vivências, utilizando exposição dialogada e trabalhos de grupo. Entre os assuntos que serão abordados estão: situação dos transplantes no Brasil e na Bahia, aspectos éticos e legais dos transplantes, morte encefálica, cuidados com o doador e Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO).