A Secretaria da Saúde (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização, realiza até 31 deste mês a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, que tem como meta imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos.
Sábado (25), acontece o Dia Nacional de Vacinação, que na Bahia será aberto às 8h30, no Jardim Zoológico de Salvador, numa iniciativa conjunta das secretarias estadual e municipal de Saúde.
Durante todo o dia, das 8 às 17h, estarão funcionando em todo o estado mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, numa estratégia que envolverá mais de 24 mil pessoas.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, disse que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, independente de já terem recebido a vacina.
Além da Sabin, contra a poliomielite, que deve ser aplicada indiscriminadamente em 100% da população-alvo, a Sesab está disponibilizando durante a campanha as demais vacinas do calendário básico, para iniciar ou completar o esquema.
Estarão disponíveis as vacinas BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra difteria e tétano), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).