Enfermaria de Pediatria, sala de Raio X reequipada, serviço de Ortopedia, com consultório e sala de gesso, e um cartório de registro civil para fornecimento de certidões de nascimento, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, são os novos serviços oferecidos pelo Hospital Menandro de Frias, em Lauro de Freitas, que serão entregues à população amanhã (16), às 11 horas, com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla, e da prefeita Moema Gramacho.

Com a reforma, a enfermaria pediátrica, que realiza uma média de 47 internações mês, passa de cinco para dez leitos. A sala de Raio-X foi ampliada e recebeu novos equipamentos, permitindo a implantação do serviço de Ortopedia com sala de gesso para atendimento de urgências e emergências. O cartório facilitará o registro, gratuito, das crianças nascidas no hospital. A segurança foi reforçada, com a instalação de um sistema de vigilância para monitorar a unidade, através de cinco câmeras, via internet, 24 horas. O posto da Polícia Militar na unidade agora funciona na parte interna da instituição.

A nova direção do hospital, empossada em fevereiro, também reativou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e adquiriu aparelhos de última geração para o laboratório de análises clínicas, além de realizar atividades preventivas e educativas, como a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno que incluíram palestras, distribuição de cartilhas e sorteio de brindes.

Humanização

O diretor do hospital, Rogério Medrado, informa que parte dos investimentos foi destinada a oferecer mais conforto aos pacientes e ao corpo médico. Além da recuperação total dos serviços de telefonia e pintura das enfermarias, o hospital passou por reforma na fachada, com projeto de paisagismo e acessibilidade, e nas salas de médicos e auxiliares de enfermagem.

O hospital também está implantando o QualiSUS, programa de humanização dos serviços de saúde voltado para a otimização dos hospitais de emergência. "O programa, associado a um modelo de gestão participativa e comprometido com a política de humanização, permite um atendimento mais diversificado e qualificado, ganhando confiança e satisfazendo o usuário do Menandro de Faria", garante.

Histórico

Inaugurado em 1º de Março de 1980, o Hospital Geral Menandro de Faria presta atendimento a cerca de 200 mil pessoas dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Só nos sete primeiros meses deste ano, o hospital atendeu 47 mil pessoas, uma média de 220 atendimentos/dia. Desse total, 1.276 partos – normais e cesarianas – com uma média mensal de 182 nascimentos.

Atualmente, o HGMF oferece à comunidade atendimentos nas áreas ambulatoriais, de urgência e emergência em cirurgia, clínica médica, obstetrícia e pediatria. Dispõe de 12 leitos de observação e 60 de internação. O quadro de pessoal do hospital é composto por 406 funcionários, sendo 89 médicos distribuídos nas áreas de Cirurgia, Clínica, Obstetrícia, Pediatria, Anestesia, Radiologia e Cardiologia.