A partir de hoje (22), a população interessada nas questões sobre doação de órgãos passa a contar com uma linha telefônica exclusiva, onde pode obter informações e tirar dúvidas. Trata-se do Disque Central de Órgãos, que atende pelo 0800-2840444, implantado pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplante, da Secretaria da Saúde (Sesab).
O serviço telefônico está instalado na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), que funciona no Hospital Geral do Estado (HGE).
O coordenador do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, Eraldo Moura, afirmou que o Disque Central de Órgãos funciona durante 24 horas, todos os dias. Profissionais da CNCDO estão disponíveis para tirar dúvidas sobre o processo de doação de órgãos, desde o conceito de morte encefálica até a distribuição de órgãos para transplante, obedecendo aos critérios e às listas de espera.

Nova doação

A CNCDO registrou ontem (21) mais uma doação de múltiplos órgãos, ampliando para 17 as autorizadas por familiares de potenciais doadores este ano, número superior ao total de doações desse tipo obtidas durante todo o ano passado. A doação foi autorizada pelos familiares de J.J.S.G., 19 anos, que morreu no HGE, vítima de acidente de trânsito.
O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes disse que o número de doações e transplantes de órgãos este ano é 30% maior que o registrado no mesmo período de 2006 e afirmou que a Sesab, por meio da Coset, vem investindo em uma série de ações para ampliar o número de doações e transplantes na Bahia.