A partir de amanhã (22), todos os pontos de jogos de azar de Salvador estarão fechados. Esta foi uma das informações prestadas pelo promotor de Justiça Edmundo Reis na coletiva realizada hoje (21), após a finalização da operação de combate a jogos de azar na cidade. Segundo ele, também amanhã, o Ministério Público Estadual (MPE) expedirá um termo de recomendação para que as Polícias Civil e Militar procedam a fiscalização do fechamento das casas, que vivenciaram hoje um dia de busca e apreensões. Durante a operação “Aposta”, deflagrada pelo MPE em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), 33 pontos de jogos de azar foram vistoriados, sendo mais de R$ 300 mil apreendidos e mais de 600 máquinas caça-níqueis confiscadas (números contabilizados até às 16h) .
Dentre o que foi apreendido pela força-tarefa, existe ainda dinheiro estrangeiro, moeda falsificada e documentos, que subsidiarão a continuação das investigações. Para ele, há uma grande organização criminosa por trás de tudo isso. Mas, conforme afirmou o procurador da República Danilo Cruz, este é apenas um primeiro momento da investigação, onde tudo será analisado para que seja verificada a dimensão exata do problema. Ainda, segundo acrescentou o superintendente regional da PF, Antônio César Nunes, há ramificações dos jogos de azar aqui desenvolvidos em vários outros estados, sendo que há também indícios de que todo o jogo é coordenado por um só grupo.
Amanhã, além do impedimento de funcionamento dos pontos de jogos de azar, todas as casas de prática dos jogos estarão proibidas de veicular qualquer tipo de propaganda, informou o procurador da República Sidney Madruga. De acordo com ele, o MPF irá instaurar inquérito civil para apurar a veiculação de resultado de jogos do bicho em emissoras de rádio e, posteriormente, requererá a cassação destas emissoras. Acrescentando as informações prestadas na coletiva, o superintendente PF disse que apenas uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma. Ele explicou que outras pessoas não foram presas porque primeiro deve-se caracterizar quem efetivamente participa das operações ilegais para depois se efetuar as devidas prisões. O promotor de Justiça Paulo Gomes complementou dizendo que todo o patrimônio descoberto será verificado para ver o que foi adquirido com dinheiro ilícito. De acordo com ele, esta operação é uma extensão da operação “Sexta-feira 13”, que ocorreu em 13 de setembro de 2002, quando o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) desencadeou uma ação de combate aos jogos de azar em todo o país, mas que foi paralisada por determinação da Justiça, o que só permitiu a continuidade das investigações o ano passado.

Ribeira do Pombal

Sessenta e uma máquinas caça-níqueis foram destruídas no município de Ribeira do Pombal (município a 271 km de Salvador), no último dia 16, após recebimento do laudo do Departamento da Polícia Técnica que confirmou serem os equipamentos jogos de azar, nos quais “independe a habilidade manual ou visual ou o conhecimento da regra do jogo por parte do jogador, ficando a sua sorte a critério da programação interna das máquinas. A apreensão das máquinas caça-níqueis se deu por solicitação do promotor de Justiça Ricardo Menezes Souza, da 2ª Promotoria de Justiça de Ribeira do Pombal, acatada pela juíza Liz Rezende de Andrade.