A Bahia vai descentralizar a apuração das transgressões administrativas e disciplinares dos servidores da Polícia Civil. Para isso, será criada uma Comissão de Correição e Apuração para cada uma das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpin).

Cada comissão atuará com orientação e apoio da Corregedoria Geral da Polícia Civil (Correpol), que antes não possuía representantes nas coordenadorias regionais e realizava o trabalho isoladamente. O delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia, João Laranjeira, assinou portaria criando as comissões, que serão presididas por um delegado da área da coordenadoria.

A delegada Regina Célia Sampaio, corregedora-chefe da Polícia Civil, informa que com a nova medida haverá uma descentralização da atuação da Correpol, que já realiza ações em todas as áreas das coordenadorias instaladas no interior do Estado.

De acordo com a portaria, a comissão deverá também orientar os servidores na prática dos serviços da Polícia Civil prestados à comunidade. Caberá a cada Coorpin fornecer à Comissão de Correição e Apuração a logística necessária à realização dos seus trabalhos.

Segundo a delegada Regina Célia, a Correpol terá um Grupo de Acompanhamento e Orientação para atender às necessidades das comissões de correição e apuração. Integrado por um delegado, escrivão e um agente, o grupo vai acompanhar, fiscalizar e orientar tecnicamente as comissões, sob supervisão da corregedora-chefe. As principais orientações são quanto ao procedimento de sindicâncias e processo administrativo-disciplinar.