Conhecer pessoalmente a situação das unidades das Polícias Civil e Militar no Sudoeste do Estado, em busca de soluções para combater, com mais eficácia e eficiência, a criminalidade na região, foi o objetivo da visita recente do secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, ao município de Vitória da Conquista, a 515 quilômetros de Salvador. Ele aproveitou para anunciar a liberação, pelo Governo do Estado, de R$ 6,5 milhões do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (FAESPOL) e do convênio com o Banco Expansión Exterior, destinados à aquisição de viaturas e coletes balísticos. Informou, também, que deverão ser liberados nos próximos dias, aproximadamente R$ 4 milhões para a compra de 21 viaturas do tipo caminhonetes cabine dupla, tração 4×4.
A primeira atividade oficial de Paulo Bezerra foi uma audiência pública no Memorial Régis Pacheco, com a participação do prefeito da cidade, José Raimundo Fortes, do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Waldenor Pereira, do comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, coronel Inácio Lira, da coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia (10ª Coorpin), delegada Juliana Flores, e de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Câmara Municipal e dos oito Conselhos Comunitários de Segurança instalados na cidade.

Reivindicações

No encontro, que contou também com a presença do comandante do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Eliseu Francisco Estrela Maciel, e do diretor do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), Luciano da Silva Paiva, foram discutidos diversos assuntos relacionados à segurança da região Sudoeste do estado e as novas estratégias de combate à criminalidade.
Depois de um breve relato sobre as ações da Secretaria da Segurança Pública, tanto na parte operacional quanto na estrutural, Paulo Bezerra ouviu as reivindicações feitas pelos integrantes dos conselhos comunitários – a criação de delegacias de Homicídio, do Adolescente Infrator e de Tóxicos e Entorpecentes e de uma Corregedoria Setorial – prometendo atendê-las, na medida do possível.
Considerada a terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista tem 286 mil habitantes e sua economia gira em torno da cafeicultura, do Pólo Industrial em implantação e do comércio. Depois da audiência, Bezerra visitou o prédio onde está sendo instalado o Centro de Monitoramento, que funcionará com 16 câmeras colocadas em pontos estratégicos do centro da cidade. Em seguida, o DISEP e todos os setores da unidade que congrega, além da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Esteve, posteriormente, no 9º Batalhão da PM, onde conheceu as ações desenvolvidas pela unidade responsável pelo policiamento ostensivo nos 18 municípios do Sudoeste, com o apoio da Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (CAESG), que dispõe de um efetivo de 102 homens e tem o comando do major Ivanildo da Silva. “A atenção maior é com o reforço do pessoal, aquisição de viaturas e a integração com a sociedade civil organizada”, afirmou Bezerra, anunciando que parte dos equipamentos utilizados durante os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, será doada à Bahia.
Visitou ainda o Complexo Policial, onde funcionam a 2ª Delegacia, a sede do DPT e o Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues. Lá, constatou a necessidade de melhorias, principalmente com relação a equipamentos para exames periciais e de frigoríficos para conservação de corpos. Também esteve no 7ª Grupamento de Bombeiros Militar, localizado ao lado do Aeroporto de Vitória da Conquista, onde verificou um déficit no efetivo e na frota de caminhões de combate a incêndio.