As ações estaduais na área de segurança pública vão ganhar reforço, a partir do ano que vem, com a aquisição de 121 novos veículos para a frota das polícias militar e civil. As autorizações do governador Jaques Wagner, abrem espaço para o lançamento dos processos de licitação para a compra de caminhões, carros, pick-ups e motocicletas foram publicadas hoje (16) no Diário Oficial do Estado.

São quatro processos que prevêem, no total, a compra de 32 viaturas tipo passeio, duas caminhonetes tipo pick-up para o Grupo Garra, 51 motocicletas, quatro caminhões de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros, 29 caminhonetes cabine dupla, duas viaturas tipo utilitária e uma viatura tipo van.

O investimento previsto é, aproximadamente, R$ 6,5 milhões. Além de recursos do Tesouro, o Estado vai empregar verbas do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Criado em 1997, o fundo substituiu o antigo Funrespol, sendo arrecadado pela Secretaria da Fazenda entre organizadores de festas e eventos que necessitam de policiamento. Outra fonte é o financiamento obtido junto ao governo espanhol, através do programa Expansion.

Para o subcomandante da Polícia Militar, coronel Jairo Cunha, a ampliação do número de viaturas representa o fortalecimento do policiamento ostensivo. “Trabalhamos muito com ações preventivas em que a utilização de viaturas nas patrulhas inibe a ação de marginais, assegurando mais tranqüilidade às comunidades”.
Atualmente, a frota da PM é composta de 2.266 viaturas, sendo 2.095 são operacionais. Pelo menos, 950 carros têm mais de cinco anos. “Renovar e ampliar essa frota é sempre muito importante porque as viaturas atuam praticamente 24 horas no policiamento, o que gera um desgaste muito grande”, ressaltou Cunha.

A Polícia Civil possui hoje uma frota de 880, sendo que 550 são de antes de 2002. “O governador mostra-se mais uma vez muito sensível à questão da segurança, diante da necessidade de não apenas renovar, mas ampliar a frota que atua em 417 municípios”, disse o chefe de Gabinete da Polícia Civil, Osmã Bagdêde.

Mais autorizações

A Casa Civil já está estudando novos modelos para processos de aquisição de veículos para a Segurança Pública, levando em consideração o tempo de desgaste dos equipamentos por conta das atividades específicas de policiamento. A intenção é implantar modelos inovadores para as licitações que não representem necessariamente compra direta pelo Estado.

Pelo projeto, o governo deve investir mais R$ 4 milhões para aquisição de 21 viaturas tipo caminhonete cabine dupla, com tração 4X4, incluindo também um reforço da frota com novos veículos leves, a partir de gerenciamento terceirizado. A previsão inicial é de que as definições sobre o assunto sejam anunciadas em 30 dias.