O Dia do Soldado foi comemorado hoje (24), com uma solenidade no Quartel de Amaralina, com as presenças do governador Jaques Wagner, do comandante geral da 6a Região Militar, general Gilberto Arantes Barbosa, e diversas outras autoridades civis e militares. A solenidade foi antecipada, já que a data é comemorada no dia 25 de agosto.
As comemorações reuniram cerca de 500 pessoas e dezenas de militares, dos 6 mil que compõem o efetivo da 6a Região Militar, que engloba os estados da Bahia e Sergipe. A solenidade começou com o governador sendo recepcionado pela guarda, seguindo-se a apresentação da tropa, a execução do hino a Caxias e a leitura da Ordem do Dia.
Wagner destacou a importância do Exército Brasileiro e falou da sua emoção em ter tido uma formação no Colégio Militar do Rio de Janeiro. “Para mim é motivo de orgulho participar desta solenidade do Dia do Soldado, homenageando a todos que integram o Exército, particularmente aqueles que prestam serviços no Estado da Bahia”, afirmou.
Já o comandante-geral da 6a Região Militar, o general Arantes, aproveitou a solenidade para enaltecer a importância de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, para o Exército Brasileiro. “Caxias significa o maior soldado da história do Brasil e o maior estadista e pacificador de todos os tempos”, disse o general, alertando para o fato de que o país não seria o que é hoje sem a participação do patrono do Exército.
A solenidade contou também com várias homenagens, como a da Câmara Municipal de Salvador concedendo ao 19o Batalhão Militar de Caçadores a medalha do Mérito Ambiental Mário Leal pelos serviços de preservação do meio ambiente na área verde sob a responsabilidade do batalhão.
Também foram entregues três diplomas de colaborador emérito do Exército e diversas condecorações militares, com as medalhas do Pacificador, de Tempo de Serviço, do Corpo da Tropa e do Serviço Amazônico. O general Arantes aproveitou para destacar também o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro na Amazônia. Segundo ele, há cerca de 25 anos apenas 2 mil soldados ocupavam aquela região e hoje esse número já ultrapassa os 30 mil. “Nossa presença é fundamental na Amazônia”, disse. A programação da Semana do Soldado em Salvador começou com a Corrida Duque de Caxias e incluiu ainda palestras sobre a missão e ações do Exército e um chá beneficente, em prol de entidades assistenciais.