Foi dado esta semana um grande passo para a revitalização e valorização da Baía de Todos os Santos, com a realização do I Seminário Técnico e Empresarial sobre Oportunidades de Negócios Turísticos na BTS, com abrangência do Recôncavo, promovido pela Secretaria do Turismo.
Empresários, engenheiros, líderes comunitários e investidores brasileiros e estrangeiros participaram dos debates, após a apresentação de estudos, planos e projetos.
Na abertura do evento, na Base Naval de Aratu, o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, destacou o interesse do governador Jaques Wagner em fomentar investimentos turísticos públicos e privados na região, assim como estabelecer critérios para modelos de ocupação do solo e segmentação turística.
O encontro buscou também o subsídio dos participantes para a construção do planejamento estratégico para o desenvolvimento local. Entre os presentes, uma unanimidade: pela primeira vez, o Estado abre novas perspectivas para o aproveitamento real da Baía de Todos os Santos.
No seminário, houve também debates sobre logística, uso do solo, meio ambiente e construção de roteiros culturais e náuticos para a Baía de Todos os Santos.
Em meio às exposições, foi lembrado que a baía, com sua dimensão, exuberância, riqueza e beleza natural, teve grande importância econômica desde os tempos da colônia, firmando-se como berço da cultura e da sociedade baiana e brasileira.

‘Jóia rara’

Além dos empresários de turismo, participaram do evento representantes de grandes construtoras, como Odebrecht, Camargo Correia, Andrade Gutierrez e OAS.
Entre os mais entusiasmados com a iniciativa da Secretaria do Turismo foi o diretor da Imobiliária OAS, André Pithon. Na sua avaliação, a Baía de Todos os Santos é uma jóia rara, mas que precisa ser lapidada, trabalhada, desenvolvida.
Para Pithon, é grande o interesse de empresários, inclusive de grande porte, da Bahia e de fora, em investir na região. “A grande contribuição que o governo precisa dar é identificar essa área e, me parece, já deu o primeiro passo. E a partir daí, estabelecer e concatenar suas políticas públicas”, disse.
Já Décio Galvão, da Odebrecht, chama atenção para a questão dos acessos viários e da ponte sobre o Rio Paraguaçu, no que foi apoiado pelo empresário Reinaldo Loureiro e diversos participantes do encontro.

Organização e planejamento

O navegador Aleixo Belov afirmou já ser muito bom alguém decidir fazer alguma coisa pela região. “E chega a ser ótimo, se parte para a organização e o planejamento, como o governo da Bahia pretende”, destacou.
Belov declarou que a exploração da Baía de Todos os Santos era inevitável. “Na realidade, não há como fugir do progresso, e o progresso planejado é um progresso bom. Não se pode evitá-lo. As intervenções ocorridas na baía foram poucas”, explicou.
A ação integrada e a proposta do conjunto do governo Jaques Wagner quanto à intervenção e revitalização na baía são fundamentais, de acordo com a diretora-geral do Centro de Recursos Ambientais (CRA), Beth Wagner.
Ela lembrou que essa ação integrada de vários setores, ocorrida nesse encontro, trouxe a todos uma amostra do que é a baía, tendo como exemplo a praia de Inema, onde o seminário está sendo realizado. E disse que a área ambiental tem sido a tônica do turismo e que o saneamento da Baía de Todos os Santos está recebendo R$ 137 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
O superintendente de Investimentos da Secretaria do Turismo, Eduardo Farina, responsável pela organização do evento, apresentou um inventário das propostas e estudos existentes, bem como dos serviços da Baía de Todos os Santos, contabilizando 12 marinas – vagas em seco, 684; em amarração, 469, e em píer, 824, com um total de 1.977; 13 atracadouros, cinco empresas de mergulho, duas de aluguel de iates e cinco agências de viagem especializadas em turismo náutico.

Esforços

Leonelli ressaltou os esforços recentes no setor, citando o Programa de Interação Turismo & Cultura e a atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável de Salvador e Entorno, com ênfase na Baía de Todos os Santos.
Entre as oportunidades de investimento na região, foram apresentados aos participantes do evento a Ilha de Bimbarras (São Francisco do Conde), Fazenda Santo Antônio dos Velásquez (Itaparica), área da antiga Fazenda Burgo Agrícola Virgílio Damásio (Baiacu), Fazenda Oratório de Maré (Ilha de Maré), Capitania das Orquídeas (Itaparica), Hotel Ecorresort (Santo Antônio do Paraguaçu) e Ecorresort Wild Canvas e Reserva Natural Wild Canvas (Itaparica).