Tomar banho, lavar roupas ou simplesmente beber água. Coisas tão corriqueiras para uns, para outros podem ser um grande problema que os 1,5 mil moradores de sete distritos do município de Ibitiara, na Chapada Diamantina, agora só têm na lembrança.
Eles receberam hoje (5) um sistema de abastecimento de água tratada no valor de R$ 1,5 milhão. Foram beneficiados os distritos de Lagoa do Dionísio onde fica localizado, Vista Alegre, Lagoinha, Capoeira, Vereda, Largo de Cima e Gameleirinha. Na ocasião, foi reinaugurada a praça da cidade, que passou por uma urbanização.
A dona de casa Irani Araújo de Souza, 47 anos, não se esqueceu das dificuldades que já passou. “Somos 11 pessoas em casa e a água que vinha era pouca, dividida para toda a comunidade. Agora, temos água para beber, tomar banho e cozinhar” comemorou.
O presidente da Associação de Moradores de Lago do Dionísio, José Carlos de Souza, 36 anos, disse que a luta pela água começou em 1996. “Então, esse sistema de abastecimento é uma grande vitória para a nossa comunidade”, declarou.
Ele contou que os moradores dependiam de doações de caminhões-pipa quando faltava água por causa da seca ou da quebra do equipamento antigo. “Mas não era suficiente, pois a comunidade é grande. As pessoas ficavam tensas, nervosas, agora isso acabou e a nossa realidade é outra, não tem lugar onde não sobre água aqui na região”, afirmou.
O sistema de abastecimento está proporcionando água desinfetada a partir de uma tecnologia chamada Hidrogerox. A técnica é considerada eficaz, simples e de fácil manuseio por se tratar de um equipamento pequeno e compacto, que utiliza sal de cozinha no processo de tratamento, oferecendo água de boa qualidade e a baixo custo.
A água é transportada a partir de um poço tubular, por meio de 11 quilômetros de adutora, até um reservatório com capacidade de 140 metros cúbicos. A água será distribuída para 436 domicílios por uma rede de 26 quilômetros de extensão.

Água para Todos

O governador Jaques Wagner lembrou que o Programa Água para Todos, lançado há poucos dias, já tem obras importantes entregues. São comunidades inteiras, como a de Lagoa do Dionísio, que passam a ter água tratada de qualidade. “É essa caminhada que nós vamos fazer durante esses quatro anos para elevar de 3% para 52% a proporção de população abastecida, principalmente no semi-árido e no interior do estado. Para mim é muita alegria, eu sei que ter água dentro de casa representa saúde. Essa é mais uma etapa cumprida e vamos cumprir muito mais”, garantiu.
O sistema está incluído no Programa Água para Todos. A construção ficou a cargo da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) e as obras estavam paralisadas desde novembro de 2006, sendo que 80% dos trabalhos foram executados pelo governo passado.

Outras ações

O presidente da Cerb, Cícero de Carvalho Monteiro, disse que o abastecimento de água é uma prioridade do Governo da Bahia, principalmente para a população que vive no semi-árido. Ele disse que há investimentos na implantação de sistemas de abastecimento, perfurações de poços, construções de barragens, entre outras intervenções.
Ainda na Chapada Diamantina, o Governo da Bahia vai retomar as obras de construção do sistema de esgotamento sanitário no município de Mucugê, que atenderá a uma população de 6,5 mil pessoas. A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2008, com investimento no montante de R$ 3,8 milhões.
No município de Iraquara, nos distritos de Alagoas/São José e Lagoa Cercada, encontra-se em fase de conclusão o sistema convencional de abastecimento de água que beneficiará 455 pessoas. O investimento é da ordem de R$ 347 mil e a obra deverá estar pronta em novembro deste ano.
Nos próximos 60 dias, serão concluídos os sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados de Cangalha e Passagem Queimada, município de Oliveira dos Brejinhos, no território do Velho Chico. Serão aplicados R$ 170 mil, beneficiando 170 pessoas que não dispõem de nenhum tipo de abastecimento de água.
O Governo do Estado vai autorizar também a perfuração de 20 poços tubulares nos territórios da Chapada Diamantina e do Velho Chico, como parte do Programa Água para Todos. Serão assinados convênios com prefeituras e associações das regiões para liberação de 50 mil metros de tubulação e reservatórios em áreas que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo dos padrões da Organização Mundial de Saúde.

Urbanização

A urbanização da praça custou R$ 154,7 e mil contou com a implantação de 250 metros quadrados de piso com alta resistência, 501 metros quadrados de grama em placa e 142 metros quadrados de pergolado em madeira. Foram plantadas 17 árvores e instalados nove bancos de madeira, parque infantil e seis postes com luminária, além de um coreto com 27 metros quadrados e módulos para lanchonetes e sanitários.