Até hoje (05), 84 municípios baianos decretaram situação de emergência por conta da seca. A Coordenação Estadual de Defesa Civil, acionou o Ministério da Integração Nacional, que está enviando cestas básicas e carros-pipa para atender os municípios com situação mais grave.
A Cordec mobiliza equipes técnicas para monitorar e capacitar as Comissões Municiais de Defesa Civil (Comdecs) e realiza oficinas com discussões sobre seca, prevenção e respostas às demandas emergenciais. A última, aconteceu no oeste do estado, região que junto com o semi-árido, apresenta situação mais delicada.
Além do fortalecimento das Comdecs, pela Cordec, o governo pretende amenizar o problema da seca por meio de projetos estruturantes e permanentes. Com esse objetivo, foi lançado, no dia 31 do mês passado, o Programa Água para Todos (PAT). Entre as ações do programa, destacam-se a capacitação de famílias para uma melhor convivência com os períodos de estiagem e a construção de infra-estrutura através da implantação de cisternas.
A previsão é instalar, nos próximos quatro anos, 100 mil cisternas de captação de água da chuva, 25 mil do tipo calçadão e mil barragens subterrâneas. Os equipamentos vão armazenar água para consumo humano, criação de animais e produção agrícola. A expectativa é que, a médio e longo prazo, os municípios atingidos pela seca não precisem mais de carros-pipa para atender as necessidades básicas de água.