LOCAL: Município de Jacobina, na região do Piemonte da Diamantina, a 330 quilômetros de Salvador.
DATA: 03.09.07 (terça-feira).
HORÁRIO: 9h30.

O QUE É: Fortalecendo o Programa Água para Todos, o Governo do Estado inaugura sistema convencional de abastecimento de água na zona rural de Jacobina, anuncia construção de sistemas simplificados de abastecimento de água para a região do Piemonte da Diamantina e autoriza perfuração de poços artesianos e celebração de convênios.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. INAUGURAÇÃO:

Sistema: Abrangerá as localidades de Palmerinha, Sapucaia, Baixa Escura, Flores, Várzea da Laje, Alto do Bonito e Gameleirinha. A captação da água bruta é feita por meio de flutuantes na Barragem de Sapucaia, sendo levada por uma adutora de 8,8 mil metros de extensão. Faz parte ainda do sistema, adução, casa de química para tratamento, estação elevatória, reservação e 12,5 quilômetros de rede de distribuição, com 371 ligações domiciliares. Também foram implantadas 15 melhorias sanitárias domiciliares no entorno da barragem, para proteção do manancial, todas elas dotadas de sistemas de coleta, fossa séptica e dispositivos para infiltração dos efluentes. As obras foram realizadas pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb).

Beneficiados: 1,5 mil habitantes.

Investimento: R$ 1,25 milhão.

2. ANÚNCIO:

Sistemas: Serão nove sistemas simplificados. As obras estão em licitação e devem ser iniciadas em 60 dias, atendendo 11 localidades: Várzea do Mato (Jacobina); Pedra Vermelha, Lagoa da Canabrava (Mirangaba); Novo Horizonte, Alazão (Ourolândia); Lutanda (Pindobaçu); Taipado/Caracol (Umburanas) e Várzea Nova/ Accovan (Várzea Nova).

Beneficiados: 2,5 mil pessoas

Investimento: R$ 580 mil.

3. AUTORIZAÇÃO:

Poços: Serão 20 poços tubulares espalhados por municípios da região de Jacobina.

Convênios: Com o objetivo de ampliar e implantar sistemas de abastecimento de água, a Cerb fica autorizada a celebrar convênios com prefeituras municipais e associações comunitárias da região para a cessão de 50 mil metros de tubulação e reservatórios.