Com a inauguração hoje (2) de uma agência do Credibahia, programa estadual de microcrédito, no município de Nazaré, no Recôncavo, artesãos, agricultores e comerciantes já fazem planos para expandir a economia, resgatando também a força de tradicionais atividades da região: o artesanato de caxixis e a produção de farinha de mandioca de alta qualidade, que fez com que a cidade até se tornasse conhecida como Nazaré das Farinhas. O programa oferece linhas de crédito especiais, beneficiando atualmente cerca de 18 mil pequenos empreendedores de 130 municípios. Até o final do ano, o Estado pretende abrir mais 20 agências no Estado.

O escritório do Credibahia de Nazaré já é o segundo inaugurado no interior dentro do novo projeto estadual de expansão das ações do programa, beneficiando ainda mais o interior baiano. “É o que estava faltando aqui para Nazaré para reforçar nossos negócios”, afirmou o artesão Amário Miranda, que tem um boxe de caxixis no Mercados dos Arcos. Amanhã (3) mesmo ele já pretende ir conhecer as linhas de crédito da agência, instalada no prédio da prefeitura.

A agência de Nazaré foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner, que esteve na cidade acompanhado pela primeira-dama, Fátima Mendonça, e secretários. “É um importante suporte para quem quer abrir um pequeno negócio ou ampliar suas atividades, reforçando as ações de geração de trabalho, emprego e renda”, disse Wagner, ressaltando a parceria com o Sebrae.Além do incentivo econômico, o município ganhou reforço na área de saúde, com a entrega das obras de reforma, além da aquisição de novos equipamentos, no Hospital Dia, que tem agora capacidade para realizar 10 mil procedimentos por mês. Entram em operação, em sistema de day hospital (atendimentos que levam, no máximo, um dia de hospitalização), após a reforma, os atendimentos em serviços como cardiologia, fisioterapia, fonoaudiologia, pneumologia e ultra-sonografia, dentre outros.

O município será beneficiado em breve, segundo anunciou o governador, com outras intervenções do Estado nas áreas de infra-estrutura, como a retomada das obras de ampliação do mercado municipal, urbanização do bairro periférico do Cajueiro, construção de 100 unidades habitacionais, além da recuperação da estrada que liga Bom Despacho/Nazaré/Santo Antônio de Jesus, pelo Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar).

Nas áreas de assistência social e cultura, o Estado conta com importantes parceiros em Nazaré. Um deles é a associação italiana La Cometa, que investiu R$ 270 mil na construção da Creche Nossa Senhora de Fátima que atenderá a 150 crianças, de 0 a 6 anos, em horário integral.

Outro importante parceiro na promoção de ações sócio-cuturais é o jogador Marcos Vampeta, natural de Nazaré. O Estado, através do Fundo de Cultura, financiou as obras de reforma do tradicional Cine Rio Branco, um projeto da Fundação Marcos Vampeta, orçado em R$ 52 mil. Com população de, aproximadamente, 27 mil habitantes, Nazaré fica a 239 quilômetros de Salvador.