O município de Nazaré, a 239 quilômetros de Salvador, no Recôncavo baiano, com uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, ganhou hoje (2) uma agência do Credibahia, programa estadual de microcrédito do governo baiano. O escritório do Credibahia de Nazaré é o segundo inaugurado no interior dentro do novo projeto estadual de expansão das ações do programa, beneficiando ainda mais o interior do estado.

A primeira agência do programa foi entregue, há duas semanas, em Irecê, na região do semi-árido. O Credibahia oferece linhas de crédito especiais, beneficiando atualmente cerca de 18 mil pequenos empreendedores de 130 municípios. Até o final do ano, o Estado pretende abrir mais 20 agências.
Com a inauguração da agência do Credibahia, artesãos, agricultores e comerciantes de Nazará já fazem planos para expandir a economia, resgatando também a força de tradicionais atividades da região, como o artesanato de caxixis e a produção de farinha de mandioca de alta qualidade, que fez com que a cidade até se tornasse conhecida como Nazaré das Farinhas.

“É o que estava faltando aqui no município para reforçar nossos negócios”, afirmou o artesão Amário Miranda, que tem um boxe de caxixis (artesanato em barro) no Mercado dos Arcos. Miranda disse que amanhã (3) mesmo, ele pretende ir conhecer as linhas de crédito da agência, instalada no prédio da prefeitura.
A agência de Nazaré foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner, que esteve na cidade acompanhado pela primeira-dama, Fátima Mendonça, e secretários de Estado. “É um importante suporte para quem quer abrir um pequeno negócio ou ampliar suas atividades, reforçando as ações de geração de trabalho, emprego e renda”, disse Wagner, ressaltando a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Reforço da saúde

Além do incentivo econômico, o município ganhou reforço na área de saúde, com a entrega das obras de reforma, além da aquisição de novos equipamentos, no Hospital Dia, que passa a ter agora capacidade para realizar 10 mil procedimentos por mês. Entram em operação, em sistema de day hospital (atendimentos que exigem internação de, no máximo, um dia), os serviços de cardiologia, fisioterapia, fonoaudiologia, pneumologia e ultra-sonografia, dentre outros.

Nas áreas de cultura e assistência social, o Estado conta com importantes parceiros em Nazaré. Um deles é a associação italiana La Cometa, que investiu R$ 270 mil na construção da Creche Nossa Senhora de Fátima, que atenderá a 150 crianças, até seis anos, em horário integral. A creche foi inaugurada também neste domingo.

Outro importante parceiro do Estado na promoção de ações sócio-culturais é o jogador de futebol Vampeta, natural de Nazaré. Com recursos do Fundo de Cultura, serão financiadas as obras de reforma do tradicional Cine Rio Branco, um projeto da Fundação Marcos Vampeta, orçado em R$ 52 mil.
O município também será beneficiado, futuramente, com intervenções do Estado nas áreas de infra-estrutura, como a retomada das obras de ampliação do mercado municipal e a urbanização do bairro periférico do Cajueiro, além da recuperação da estrada que liga Bom Despacho/Nazaré/Santo Antônio de Jesus, pelo Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar).

Livre de agiotas

No caso do Credibahia, “as linhas de financiamento oferecem condições especiais muito mais vantajosas do que em qualquer banco”, como ressaltou Luiz Alberto Petitinga, presidente da Desenbahia, agência de fomento do estado responsável pela gestão do programa. “A gente do interior precisa muito ter crédito do governo para crescer e não ficar dependendo de empréstimos de amigos ou até mesmo ter que recorrer a agiotas”, disse o presidente do Sindicato dos Feirantes de Nazaré, Renato Jorge dos Santos, 46 anos.
Grupos de capoeira, baianas estilizadas, fanfarras e fogos de artifício marcaram o clima festivo na cidade na recepção a Wagner e comitiva. Da agência do Credibahia, ele seguiu para a creche no Bairro das Pedreiras, também situado na zona periférica. A visita a Nazaré foi encerrada com a inauguração do Hospital Dia.

Conforme explicou o diretor do hospital, Luiz Jorge Teles, a unidade de saúde antes só atuava basicamente como maternidade, estava desativada, por problemas de gestão, tendo sido sucateada. Foram investidos R$ 2 milhões na implantação da unidade, com recursos do governo federal e contrapartida do Estado e da prefeitura. Os novos equipamentos instalados nas salas de cirurgia e raio X, entre outras, absorveram recursos da ordem de R$ 250 mil.

“Estamos na expectativa de que a unidade possa, finalmente, cumprir um bom atendimento à saúde aqui na região”, disse o secretário de Saúde, Jorge Solla. “Fico feliz de estarmos alinhando esforços do governo, com três importantes inaugurações abrangendo saúde, assistência social, trabalho, emprego e renda, entre outras ações que já estamos planejando resgatar em Nazaré, a exemplo de obras de melhoria urbana”, conclui Wagner, ao receber cumprimentos de populares.