O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, Geraldo Reis, publicou no Diário Oficial de hoje (26) a Portaria 174/2007, através da qual assume o compromisso de constituir um grupo de trabalho para elaborar, no prazo de 60 dias, um estudo de viabilidade técnica para uma possível redelimitação da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O tema foi tratado ontem (25) na sessão especial da Assembléia Legislativa, quando foi discutida a proposta de inclusão de novos municípios à RMS. Catu, Mata de São João, Pojuca e São Sebastião do Passé pleiteiam a entrada na maior e mais densa região metropolitana do Nordeste.

“Não cabe à SEI apresentar um parecer conclusivo sobre o assunto. Esta é uma decisão política. Nosso papel é subsidiar o debate de forma cautelosa, tendo em vista as informações e os dados disponíveis. As secretarias do Planejamento e de Desenvolvimento Urbano também devem ser envolvidas”, disse Reis.

Criada há 34 anos, com nove municípios, a Região Metropolitana de Salvador tem hoje 10, com a inclusão de Madre de Deus, em 2000. De 1,1 milhão de habitantes, no momento de sua criação, a RMS passou a agregar 3,8 milhões de pessoas, formando um tecido urbano único.