As experiências baianas de articulação de políticas públicas e desenvolvimento territorial com participação social já permitem ao estado ocupar um lugar de destaque no cenário nacional. A afirmação foi feita na noite de ontem (6) pelo secretário nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, na abertura do II Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial.

Participaram do início dos trabalhos os secretários estaduais do Planejamento, Ronald Lobato, e de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, além de autoridades nacionais e representantes de outros estados do Brasil e de países como Portugal, Espanha, México e França.A palestra de abertura foi feita pela professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, a partir do tema Política Pública, Participação Social e Desenvolvimento Sustentável Democrático dos Territórios.

Até sexta-feira, no Blue Tree Premium Hotel, no Rio Vermelho, os participantes do fórum conhecerão melhor a trajetória baiana e apresentarão suas experiências em desenvolvimento territorial. O objetivo é formular propostas e recomendações para aperfeiçoamento das estratégias e modelos de gestão institucional para articular as políticas públicas, os agentes governamentais e os atores sociais nos territórios.