Policiais militares e civis serão capacitados por procuradores e promotores de Justiça do Ministério Público baiano, como parte das ações do Programa de Capacitação em Direitos Humanos (Procedh). O convênio foi assinado hoje (12) pelo governador Jaques Wagner e pelo procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto, durante a abertura da Semana do Ministério Público, no Bahia Othon Palace Hotel.

As aulas começam em março e, segundo o comandante-geral da PM, coronel Jorge Santana, a capacitação vai facilitar o policiamento, dando aos policiais conhecimentos tanto sobre seus direitos quanto dos cidadãos que são assistidos por seu trabalho.

Outro destaque do evento foi o lançamento oficial da “Campanha de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, que tem como madrinha a cantora Cláudia Leitte. As mensagens alertando a população para o problema começaram a ser divulgadas no início da semana nos principais veículos de comunicação.

O governador disse que a assinatura do convênio está no âmbito do que o Governo acredita: é preciso oferecer segurança à sociedade, mas dentro da norma legal e de absoluto respeito aos Direitos Humanos. “Aproveito para parabenizar o MP pelo lançamento da campanha contra a violência sexual infanto-juvenil que é, realmente, um crime hediondo e precisa da união de todos nós para ser combatido”, afirmou.

“A Trajetória do Ministério Público nos 20 anos da Constituição Cidadã” é o tema do evento, que, até sexta-feira (14), reúne procuradores e promotores de Justiça de todo o estado. Questões polêmicas investigadas pelo MP em todo o país, como a “máfia das propinas”, são alguns dos temas polêmicos abordados no evento. Um dos painéis mais aguardados vai discutir o tema “Foro Privilegiado”, com palestra do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo, entre outras autoridades.