LOCAL: Hotel Pestana, Rio Vermelho.
DATA: 18.12.07 (terça-feira).
HORÁRIO: 9h.

O QUE É: Abertura do I Encontro Baiano de Gestão Pública.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ENCONTRO: Acontece nos próximos dias 18 e 19 e terá como tema “Desafios e Oportunidades da Gestão Estratégica do Plano Plurianual 2008-2011 (PPA)”. Objetiva propor uma reflexão aos servidores, técnicos e coordenadores de programas e projetos do governo sobre os entraves e as experiências bem sucedidas na aplicação de mecanismo de gestão estratégica no poder Executivo baiano. É um encontro oportuno à construção coletiva de um modelo de gestão com foco direcionado à eficácia dos resultados e efetividade das políticas públicas. Na oportunidade, serão apresentadas exemplos de outros estados, reflexões de intelectuais e propostas da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) para o modelo de gestão do PPA.

PPA: Plano estratégico de médio prazo do governo, no qual são definidos para quatro anos os objetivos, diretrizes e metas da administração pública. Tendo como o foco dois eixos de desenvolvimento do governo, o social e o produtivo, é composto por 105 programas e 1.645 ações articuladas por 15 diretrizes estratégicas. Com início previsto para janeiro de 2008, é resultante da participação de cerca de 40 mil representantes da sociedade civil organizada em encontros preparatórios na capital e interior. Desse total, aproximadamente 12 mil estiveram presentes nas plenárias públicas, que contabilizaram mais de 10 mil propostas. As plenárias públicas do PPA participativo foram realizadas em cada um dos 26 territórios de identidade, base geográfica adotada pelo Governo do Estado para o planejamento público. A educação foi considerada pelos baianos como principal prioridade entre os investimentos que o Governo da Bahia deverá fazer nos próximos quatro anos. Em seguida, foram priorizadas, respectivamente, as áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento rural.