Começam hoje (14) as aulas dos cursos profissionalizantes para as novas turmas de internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB), Colônia Lafayete Coutinho (CLC) e Hospital de Custódia e Tratamento (HCT), na capital, e do Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS).

Promovida pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a capacitação oferece, neste primeiro semestre, 560 vagas distribuídas pelas unidades prisionais do Estado.

No último dia 2, foi iniciado o curso de pedreiro polivalente no Conjunto Penal de Serrinha e no dia 7começaram as aulas de assentador de piso e revestimento na PLB e de jardinagem no HCT. A partir de hoje, 14, é a vez da qualificação em pedreiro polivalente na PLB, fabricação de brinquedos de madeira na CLC, de pinturas artesanais em tecidos, móveis e paredes no HCT e de jardinagem no CPFS.

O programa de qualificação profissional beneficiará ainda a Colônia Penal de Teixeira de Freitas e os Conjuntos Penais de Juazeiro, Serrinha, Valença, Jequié, Lauro de Freitas, Simões Filho e Ilhéus.

Os cursos oferecidos, além dos já citados, são os de panificação, mecânico de motor a gasolina, costura industrial, operador de máquina de costura industrial com modelagem e eletricidade predial. Com carga horária que varia de 40 a 180 horas e com 20 vagas para cada curso, as aulas são realizadas de segunda à quinta-feira – na PLB – e de segunda à sexta nas outras unidades. No Conjunto Penal de Simões Filho, a capacitação em eletricidade predial dará continuidade ao curso básico de eletricidade que já está sendo realizado.

A seleção de internos é feita através de uma avaliação realizada pelo diretor da unidade e por coordenadores de atividades laborativas das unidades e da SJCDH. Para isso, são analisados a escolaridade, o interesse e o comportamento dos reclusos.

No final da capacitação, os alunos recebem certificado emitido pelo Senai. Em caso de internos do regime semi-aberto, após a conclusão do curso, eles podem receber uma de carta de encaminhamento para empresas interessadas em contratar profissionais qualificados para estes tipos de serviços.