A partir do mês de abril, os micro e pequenos empresários baianos poderão encaminhar propostas de financiamento por meio do site da Desenbahia (www.desenbahia.ba.gov.br), o mesmo acontecendo com o envio de formulários de cadastro que, por questão legal, devem, obrigatoriamente, ser enviados em papel e devidamente assinados pelos responsáveis.

Segundo o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, o Sistema de Solicitação de Financiamento via Web (SSF) servirá para agilizar o processo de concessão de financiamento, especialmente na fase de atendimento. Ele afirma ainda que o cliente que optar pelo envio online do pedido de financiamento será beneficiado diretamente com uma redução no tempo de concessão do crédito, lembrando que está sendo otimizada ainda mais a fase de atendimento, “para que as propostas comecem a ser analisadas mais rapidamente”.

Linguagem Web

Inicialmente, a nova ferramenta beneficiará todas as linhas e programas operados pela Agência, com exceção daqueles que têm suas propostas encaminhadas por entidades de classe ou parceiros, a exemplo do Programa de Renovação da Frota de Táxis do Estado da Bahia (Protáxi) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com Marcelo Gentil, chefe da Central de Relacionamento com Clientes e gestor do projeto, o sistema foi desenvolvido em linguagem web, o que permite rápido aperfeiçoamento e atualização, sem que haja necessidade de paralisações para lançamentos de novas versões. “O SSF faz parte de um projeto maior da instituição que objetiva disponibilizar importantes serviços por meio do site da Desenbahia”, enfatiza.

O projeto de ampliação do escopo do site foi iniciado em 2007, tendo como marco, o lançamento da nova página, ocorrido em outubro do mesmo ano. Com linguagem mais acessível e disponibilização de alguns importantes serviços, a exemplo de impressão de boletos e simulador de financiamento para linhas pré-fixadas, o site vem sendo aperfeiçoado para a realização de negócios.

Acessos em alta

Em 2007, o número de acessos ao site da Agência totalizou 171.260 visitas, tendo o pico (23.169) ocorrido justamente um mês após o lançamento da nova página. Em 2006, o número de visitas foi menor, ficando em pouco mais de 121 mil acessos, o que mostra uma tendência de crescimento para os próximos anos.

A afirmação pode ser comprovada por dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Segundo a entidade, no ano passado, os brasileiros compraram mais computadores do que televisores. No total foram vendidos mais de 10 milhões de computadores, o que representa um crescimento de 23% sobre o ano anterior, que já registrara um recorde (em 2006, o crescimento foi de 46% sobre 2005).

Ainda em 2007, uma equipe de técnicos da Gerência de Micro e Pequenas Empresas da Agência realizou uma pesquisa com os potenciais clientes que visitaram a Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae/BA. O levantamento constatou que 54,8% dos pequenos empreendedores utilizam a rede mundial de computadores como principal fonte de informação, seguida pela televisão (19%), rádio (9,5%), jornal/revista (4,8%) e outros (11,9%).