A permanência das famílias agrícolas no campo, associada à melhoria da qualidade de vida, é um dos propósitos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), ligada à Secretaria da Agricultura (Seagri). Com essa finalidade, a empresa continua capacitando os agricultores familiares em seus centros e, este mês, intensifica a atividade no Centro de Treinamento de Agricultores (Centrefértil), em Irecê.

Os cursos, com turmas de 20 participantes cada, asseguram a aplicação de novas tecnologias, o aprimoramento das atividades agrícolas, com a agregação de valor aos produtos oriundos do leite de cabra e de vaca, além de um trabalho voltado para a conscientização agroecológica, baseado no desenvolvimento sustentável”.

Até o dia 27 deste mês, os cursos de agroecologia, orientação sobre qualidade do leite, fabricação de iogurtes e queijos, e de laticínios com leite de cabra serão ministrados para agricultores e técnicos das diversas regiões do estado, com prioridade para os municípios que compreendem a região administrativa de Irecê.

Haverá ainda um curso de pintura, no período noturno, sem data confirmada, que vai atender a uma solicitação da comunidade circunvizinha ao Centrefertil, em função do sucesso alcançado pelo mesmo curso, ocorrido no mês passado.

Os treinamentos, com carga horária que varia entre 20 e 32 horas, serão ministrados por profissionais da EBDA, dentre eles Geraldo Magalhães, chefe do Centro de Profissionalização de Caprinocultores (Centrecapri), que funciona no distrito de Pilar, município de Caraíbas, e Edvaldo dos Santos Reinaldo Filho, engenheiro agrônomo da empresa.

“Mais uma vez, a EBDA investe em capacitação na busca de qualidade para a agricultura familiar, garantindo ainda capacitação a técnicos, objetivando a difusão dos principais métodos de produção”, afirmou o coordenador e chefe do Centrefértil, Raimundo Rocha.

As inscrições para os cursos são gratuitas e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (74) 3641-3713, no Centrefértil, que fica na Rua Raimundo Bonfim, s/n, Coopirerê, Irecê, ou na Gerência Regional de Irecê.