Buscar soluções para os problemas relacionados à sanidade local, segurança alimentar, doenças, uso e armazenamento do agrotóxico. Com esse objetivo, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza até sexta-feira (12), o Curso de Educação Sanitária, no município de Valença, a 262 quilômetros de Salvador.

Participam 48 engenheiros agrônomos e médicos veterinários, da Adab, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adap). Durante o treinamento, que está acontecendo no Hotel Portal do Rio Una, serão abordadas técnicas de elaboração de diagnósticos educativos, por meio de visitas a comunidades, onde serão aplicados questionários para conhecer o perfil dos produtores.

Segundo a coordenadora do núcleo de Educação Sanitária da Adab, Maria das Graças Gusmão, após a conclusão dos trabalhos, serão definidos os projetos educativos, executados na segunda fase da capacitação, que acontecerá entre os dias 15 e 19. Os médicos e agrônomos das coordenadorias locais da Adab irão aplicar o diagnóstico em sua região e, na segunda etapa do curso, deverão expor os resultados para elaboração dos projetos.

Dentro da programação, os participantes receberão noções de comunicação interpessoal e de massa, além de técnicas de entrevista e elaboração de folderes. “Essa aproximação dos profissionais de educação sanitária, com as técnicas de comunicação é importante para uma melhor interação com o público, no apoio a divulgação dos trabalhos”, destacou a médica veterinária.

O treinamento será ministrado pelo médico veterinário e sanitarista, Clovis Thadeu Rabello, que também é especialista em Educação Sanitária e Comunicação Social para Saúde e pelo sanitarista especializado em Saúde Pública, Huldo Cabral Cony Filho. O curso tem como base os conceitos preconizados pela Organização Pan-Ameicana (Opas), pelo Colégio Nacional de Educação Sanitária e pela Comunicação para Saúde.