Movimentar R$ 1 milhão, com a realização de em leilões, venda direta de animais e de produtos da agroindústria. Com essa expectativa começou oficialmente, nesta quinta-feira (25), a 11ª Feira de Exposição Agropecuária (ExpoAlagoinhas), no parque de exposições Miguel Santos Fontes.

A feira, considerada uma das principais do estado, deve atrair, até domingo (28), um público superior a 20 mil pessoas. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri).
Com uma área de 10 mil metros quadrados, o parque abriga 1.500 animais, entre bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos.

“A qualidade do rebanho é muito boa, no que se refere à sanidade. Muitos animais são “top de linha” e Puros de Origem (PO). Os produtores estão organizados, capacitados e têm seguido as normas técnicas e de procedimento estabelecidas”, constatou a médica veterinária e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Andréa Soraia.

Ela integra uma equipe de 10 técnicos de plantão na entrada do parque, que fiscaliza os atestados necessários de cada espécie para garantir a sanidade do rebanho que participa da feira.

Produtividade

Com o alcance do melhor índice de produtividade leiteira da Bahia, registrado pelo IBGE como estimado em 2,3 mil quilos de leite por vaca ordenhada ao ano, a região, polarizada por Alagoinhas, se destaca na pecuária de leite.

Segundo o chefe da estação experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Silval Luz Souza, a produção por dia gira em torno de 6,5 quilos de leite por vaca ordenhada.

“O desenvolvimento da bovinocultura leiteira na região se deve à proximidade com os grandes centros de laticínios e do aproveitamento de terras, antes improdutivas que, por meio da brachiária (tipo de capim adaptável a regiões de baixa fertilidade), favoreceu à criação da espécie leiteira Girolando”, explicou. Somente no território do Litoral Norte, existem seis indústrias de laticínio.

A raça Girolando é resultado da mistura entre as Gir e Holandesa, o que há de melhor em rusticidade e característica de resistência orgânica e alta capacidade leiteira, respectivamente. A espécie está sendo homenageada na feira, que conta com animais de elite, cuja produção diária varia entre 16 e 20 quilos de leite.

A ExpoAlagoinhas atraiu grandes e pequenos criadores, com expectativas em comum em adquirir novos exemplares e melhorar a qualidade genética do rebanho. O produtor de pequeno porte, Antônio Gonçalves Moreira, proprietário da Fazenda Triunfo, em Alagoinhas, cuja área é de 53 hectares, vislumbra a possibilidade de ofertar sua produção em grande escala.

“A expectativa é aumentar a produção e atender à demanda das unidades instaladas e das que estão chegando, a exemplo, da Nestlé – em Feira de Santana”, declarou Moreira. Atualmente, ele tem oito vacas, produzindo de 25 a 30 quilos de leite, por dia, e ainda três bezerros.

Já para o criador em potencial, Marinaldo Rocha, proprietário da fazenda Suzanópolis – a 10 quilômetros da cidade -, que possui 300 hectares de terra e uma estrutura completa, a tradição na criação do gado leiteiro, da raça Girolando, proporcionou-lhe uma alta produtividade de 700 quilos de leite por dia.

A fazenda tem um resfriador, uma ordenha de 18 anais. Rocha trouxe para a exposição 45 exemplares da raça Gir.
Com a realização de exposições rankeadas e um torneio leiteiro, que inclui três ordenhas por dia, vai premiar o animal mais produtivo, certificando-o e oferecendo ao seu criador, um valor de R$ 6 mil.

Caprinos e Ovinos

As espécies caprinos e ovinos também estão representadas na feira. O produtor e presidente da Associação de Criadores de Caprinos da Bahia (Accoba) – sediada em Salvador, Michell Temístocles, confessa que deixou de participar da feira nacional de caprinos de Sergipe, para estar presente à ExpoAlagoinhas, ofertando animais das raças Santa Inês e Dorper, premiados nacionalmente.

“Por ter propriedade em Mata de São João, cidade vizinha à Alagoinhas, e apostar no crescimento e valorização do rebanho na região, optei em participar desta exposição e estou muito otimista com a realização de negócios”, declarou.