Seu José Pereira, 48 anos, perdeu as contas de quantas vezes teve os pneus de seu carro furados, enquanto dirigia na BA-131, entre Piritiba e o distrito de Porto Feliz, na região Centro-Norte da Bahia. "A estrada era horrível, muitos buracos. Eu me sentia numa prova de rally", afirmou. Hoje, a realidade é outra. Seu José já pode dirigir com tranquilidade, ao longo dos 21 quilômetros restaurados da BA-131. "Nossa, está bem melhor, sem comparação", disse.

O trecho recuperado foi entregue no último sábado (24), pelo governador Jaques Wagner. Foram investidos R$ 12,4 milhões na nova estrada, que recebeu serviços de pavimentação, sinalização e duas camadas de asfalto, para garantir durabilidade da pista, por onde trafegam, em média, de 280 veículos por dia. Além de proporcionar mais segurança aos motoristas, a rodovia vai possibilitar, também, a dinamização da economia local. Estima-se a melhora do escoamento dos produtos agropecuários da região, incrementando a circulação financeira em todo o município, que é o sexto maior produtor de mandioca da Bahia.

A cidade de Piritiba foi contemplada, ainda, com a assinatura de convênio no valor de R$ 305 mil, para o calçamento do distrito de Largo. As obras terão início imediato e serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Quando concluídas, vão garantir a melhora da mobilidade urbana da população local, sobretudo, nos períodos de chuva.

De Piritiba, o governador seguiu para Mundo Novo, na mesma região, onde inaugurou mais 22 quilômetros de estrada. Dessa vez, foi a BA-421, no trecho que liga, justamente, as duas cidades – Mundo Novo e Piritiba. Alí, foram investidos R$ 13,5 milhões para facilitar a circulação diária de 250 motoristas. No total, foram 44 quilômetros de pistas restauradas, com o montante de R$ 25,9 milhões, em benefício de aproximadamente 140 mil habitantes da região. Às vesperas do São João, a expectativa é que o turismo aumente com a facilidade de acessos as cidades.

"As obras garantiram, praticamente, a urbanização de todos os acessos de Piritiba", destacou o secretário de Infraestrutura, Wilson Brito. De acordo com ele, desde 2007, já foram recuperados 1,8 mil quilômetros de estradas na Bahia, num investimento de R$ 552,6 milhões. "Mais 2,2 mil quilômetros de estradas ainda estão sendo recuperados, o que representa mais R$ 745 milhões de recursos investidos na infraestrutura rodoviária do estado".

Ainda em Mundo Novo, foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação de ruas do loteamento Novo Horizonte, no valor de R$ 460,3 mil. A visita ao município teve fim com a participação de Wagner na 45ª Exposição Agropecuária local. Realizada com o apoio das Secretarias de Agricultura e de Indústria, Comércio e Mineração, o evento consiste na vitrine da produção da cidade, por meio de feira agroindustraisl, leilão de animais, barracas de comidas típicas, atrações musicais, entre outras inciativas.

"Viemos a região para trazer obras que, com toda certeza, garantem a esperança e o progresso das cidades do interior, em parceria com as prefeituras municipais. É o progresso chegando a toda a Bahia, de maneira democrática e respondendo as diferentes necessidades de cada local", enfatizou o governador que, em seguida, dirigiu-se ao município de Milagres, a cerca de 230 quilômetros de Salvador.

Lá, participou da 18ª Festa dos Vaqueiros e entregou outras 11 viaturas para as cidades de Milgres, Brejões, Jiquiriçá, Mutuípe, Nova Itarana, Amargosa, Maracás, Itaquara, Planaltino, Itiruçú e Irajuba. Os veículos fazem parte de um total de 1.120 viaturas que estão sendo entregues por todo o estado, para melhorar os trabalhos empreendidos pelas polícias Civil, Militar e Técnica.