Segundo maior produtor de laranja e limão do Brasil, a Bahia tem tudo para aumentar sua área plantada de citros, ampliando a cultura no oeste do estado. Esta é uma das informações que o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, divulga nesta segunda-feira (7), em São Paulo, onde participa, em Cordeiróplis, da 32ª Semana da Citricultura. O evento é realizado pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Além de ter grande potencial e áreas para crescer, tanto no Território Litoral Norte quanto no oeste, a Bahia tem a grande vantagem de ser um estado reconhecido pelo Ministério da Agricultura como livre da pinta-preta, cancro- cítrico, mosca-negra-dos-citros, morte-súbita e greening, doenças que acometem os citros.

“A laranja e o limão produzidos na Bahia são sadios e de qualidade”, afirmou Salles, explicando que o reconhecimento do Ministério da Agricultura é fruto do trabalho da Seagri, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), “e dos produtores que trabalham na busca da qualidade”.

A produção de laranja na Bahia destaca-se nos municípios de Inhambupe, Itapicuru, Rio Real e Cruz das Almas. O cultivo do limão vem sendo realizado nos perímetros irrigados, destacando-se os municípios de Barreiras, São Desidério, Itaberaba, Prado, Caravelas e Juazeiro.