Entidades representativas da sociedade civil de Ilhéus e região entregaram, nesta quinta-feira (10), à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, diferentes abaixo-assinados de apoio à implantação do Porto Sul. O encontro foi realizado no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), intermediado pela secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.

“Esses documentos serão encaminhados ao Ibama para registro oficial junto ao processo de licenciamento ambiental do projeto, a fim de oficializar o interesse dos órgãos. Nosso objetivo é dialogar e conciliar os interesses, para contribuir na construção de um caminho satisfatório para todos”, afirmou a ministra, ressaltando que o investimento é uma das prioridades do governo federal, ao lado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Os documentos a favor do porto foram apresentados pelo Sindicato das Mineradoras (regional), Sindicato dos Hotéis (regional), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e pela prefeitura de Ilhéus. Os secretários de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, também acompanharam a reunião, ao lado de representantes do Ibama e do Instituto Chico Mendes.

Na ocasião, Correia apresentou um breve panorama da situação portuária da Bahia, enfatizando a falta de espaços para escoamento das produções baianas. “O Porto de Aratu, o único do estado, é insuficiente para dar conta do escoamento estadual, principalmente de minérios. Precisamos construir opções”, enfatizou o secretário.

Ele afirmou ainda que muitas cargas da Bahia saem pelos estados de Pernambuco e Espírito Santo pela falta de um porto adequado às necessidades de comercialização atuais.

Contribuindo para a apresentação feita à ministra, Spengler pontuou que todos os projetos governamentais atendem aos requisitos de sustentabilidade, respeitando “a valorização das vocações produtivas regionais”. Além disso, prezam, segundo ele, pela descentralização do desenvolvimento.

“O grande exemplo disso é o Porto Sul, onde estamos desenvolvendo um planejamento sustentável para congregar preservação ambiental e desenvolvimento, com base no cumprimento da legislação ambiental e do constante diálogo com as comunidades locais”, pontuou.

Entidades

Para o diretor da Fieb, Murilo Micheli, todas as atividades produtivas desenvolvidas no interior “caem no gargalo da falta de competitividade pela precária infraestrutura logística”. “O Porto Sul integra um complexo modal para além da Bahia e do Brasil, sendo de extrema importância a toda América Latina, trazendo vantagens competitivas internacionais”.

Para além da questão comercial, o vice-prefeito de Ilhéus afirmou que o porto é “a grande esperança de emprego e renda de toda a população, que enfrenta dificuldades desde a queda do cacau”. E foi enfático: “90% da população regional aprova a chegada do porto e suas consequências positivas para a toda a região sul”.