Em comemoração ao Dia da Independência da Bahia, além da participação no tradicional desfile cívico, a Marinha do Brasil realiza, em parceria com o governo da Bahia, uma cerimônia no Comando do 2º Distrito Naval, às 14h30 desta sexta-feira (2), quando será hasteada a Bandeira Nacional no Forte de São Marcelo.

O evento serve para rememorar o ato de João das Botas, comandante da flotilha baiana que em 2 de julho de 1823 celebrou a vitória das forças navais brasileiras contra os portugueses na Baía de Todos-os-Santos, hasteando o pavilhão nacional no forte, à época denominado Forte do Mar.

João das Botas, como ficou conhecido o segundo-tenente da Armada Nacional e Imperial, João Francisco de Oliveira Botas, herói da Guerra da Independência na Bahia, lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos-os-Santos, comandando uma esquadra composta de canhoneiras e saveiros, provenientes das cidades do Recôncavo, que tinha como base a Ilha de Itaparica.

Ele combateu os barcos portugueses comandados pelo general Madeira de Mello nas águas da Baía de Todos-os-Santos, principalmente no trecho entre a praia de Ponta de Areia e a barra do Paraguaçu.

A bandeira nacional será hasteada em um mastro de aço de 15 metros de altura, cedido pela Marinha do Brasil ao governo da Bahia para ficar permanentemente no Forte de São Marcelo, ladeada pelas bandeiras do Estado da Bahia e da Cidade do Salvador.