Estudantes universitários da Bahia têm a oportunidade de se inscrever, até 6 de agosto, para a primeira edição da Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual (Musa), que vai acontecer nos dias 20 e 21 de agosto, no bairro de Salobrinho, em Ilhéus. A proposta do evento, que terá programação inteiramente gratuita, é criar um espaço no sul do estado para exibição e debate sobre a produção audiovisual contemporânea desenvolvida pelos novos talentos baianos. As inscrições podem ser feitas pelo blog da Musa.

Selecionada pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), a Musa é uma realização da Nuproart e da Panorâmica Produções, que também conta com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Os vídeos inscritos serão submetidos à avaliação de uma curadoria, que selecionará 15 curtas-metragens para uma mostra competitiva, em que o público elegerá três vencedores. Os trabalhos que não forem escolhidos farão parte de uma mostra paralela, não-competitiva.

A Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual também será palco de bate-papos com diretores, atores e produtores, além da realização de oficinas sobre roteiro e produção para cinema e de uma exposição de obras “filisminográficas” do artista plástico Ayam U’Brais. As incrições para as oficinas também podem ser feitas pelo blog.

A homenageada desta primeira edição da Musa é Dona Valderez, moradora do bairro Salobrinho, atriz com participação crescente no cinema nacional, premiada no 38° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pela atuação no filme “Eu me Lembro”, de Edgard Navarro – cineasta baiano com presença confirmada no evento. 

Calendário de Apoio a Projetos Culturais

Em sua terceira edição, o Calendário de Apoio a Projetos Culturais da Fundação Cultural da Bahia é um mecanismo de incentivo, que objetiva organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, possibilitando a realização de projetos e atividades artístico-culturais de interesse público.

São priorizadas propostas para o interior do estado, desenvolvidas em áreas de maior risco social, relacionadas à capacitação e à formação na área cultural ou direcionadas ao público infanto-juvenil. Entre os anos de 2008 e 2009, o Calendário registrou 439 propostas, oriundas de Salvador e Região Metropolitana e de mais 64 municípios do estado, e apoiou 93 projetos, que representaram um investimento de R$ 468 mil.

Na edição deste ano, o programa já selecionou 55 projetos, colaborando para a execução de eventos culturais, oficinas, festivais de vídeo, mostras, palestras, projetos de música, espetáculos de dança, espetáculos de teatro, produção de catálogos e revistas, dentre outras atividades, em mais de 30 cidades da Bahia. Além disso, financiou passagens aéreas para viagens de artistas ao Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e Portugal.