Após a estreia, no dia 16 deste mês, em que grupos artísticos baianos debateram a questão de “Manutenção de Grupos”, o projeto Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia chega à segunda edição, nesta sexta-feira (30), para tratar do tema “Residência e Ocupação de Espaços”, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h.

Instalado no foyer do Espaço Xisto Bahia (Barris) e aberto ao público, gratuitamente, o projeto reúne protagonistas exemplares dos temas propostos, para que possam apresentar a realidade prática de iniciativas que vêm sendo utilizadas para a promoção da cultura e que se mostram como soluções criativas para beneficiar artistas e público.

Desta vez, os grupos Alvenaria de Teatro, Comtempus, GIA e Núcleo Vagapara vão falar sobre a experiência de ocupação de espaços por grupos artísticos. As experiências de residência em espaços culturais serão apresentadas em conjunto pelos grupos e coordenações dos espaços relativos, dando a visão dos dois lados da ação – Associação Herdeiros de Angola (residente do Centro Cultural Plataforma), Cia. Finos Trapos (do Espaço Xisto Bahia), Coletivo Construções Compartilhadas (do Cine-Teatro Solar Boa Vista).

Para as próximas edições, agendadas quinzenalmente, o projeto pretende discutir os temas “DRT e Profissionalização” (13 de agosto), “Mobilidade Internacional” (27 de agosto), e “Mecanismos de Apoio: A Visão dos Proponentes” (10 de setembro). Conversas sobre Cultura-Xisto Bahia é uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado.