A comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) encerrou na sexta-feira (16) o ciclo de visitas às instituições de ensino superior (IES) e aos órgãos ligados à educação da Espanha.

A delegação, que começou sua missão no dia 5 deste mês, passou pelas cidades de Madri, Salamanca, Barcelona e Valência, com o objetivo de discutir em seus encontros a internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmica.

Para o vice-presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Antônio Joaquim Bastos da Silva, a viagem abriu novas possibilidades de acordo entre as IES espanholas e as brasileiras. “Certamente, intercâmbios entre universidades do Brasil e da Espanha vão se concretizar, beneficiando e fortalecendo o ensino superior para os dois lados”, disse.

O último compromisso da missão na Espanha foi a visita à Universidade Politécnica de Valência (UPV), no dia 16. Na cidade, a delegação também conheceu as dependências da Universidade de Valência (UV) e o parque científico da instituição.

Durante a estada no país, a delegação foi recebida pelo Ministério da Educação da Espanha, pela Secretaria Geral de Universidades e pela Embaixada do Brasil na Espanha, sendo recepcionada pelo embaixador Paulo Campos. Reuniu-se com a Conferência de Reitores das Universidades Espanholas (Crue) e visitou as instalações da Universidade Politécnica de Madri (UPM), da Universidade Complutense de Madri (UCM) e da Universidade Autônoma de Madri (UAM).

E mais: Universidade de Salamanca (Usal), Universidade de Barcelona (UB), Universidade Politécnica de Catalunha (UPC). A comitiva também realizou visitas ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB) e à Agência de Qualidade do Sistema Universitário (AQU) da Catalunha.