Os estudantes que concluíram o ensino médio e quiser voltar às salas de aula para fazer um curso técnico de nível médio na modalidade subsequente têm até a próxima sexta-feira (9) para efetuar as inscrições no portal da Educação da Bahia. Estão sendo oferecidas 2.299 vagas em 19 cursos técnicos.

As vagas são para os 35 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional da capital e interior, incluindo as cidades de Alagoinhas, Amargosa, Andorinha, Capim Grosso, Caetité, Caculé, Campo Formoso, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itaberaba, Itororó, Maragogipe, Mucugê, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Salvador, Serrinha e Wagner.

“A oferta para estas cidades faz parte da estratégia adotada pelo Governo do Estado de interiorizar a Educação Profissional na Bahia, proporcionando maiores oportunidades para que os jovens e trabalhadores possam se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade e cadeias produtivas, conquistando a inserção no mundo do trabalho em seus locais de origem”, afirma o superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Almerico Biondi Lima.

Sorteio eletrônico 

A seleção dos inscritos ocorrerá por sorteio eletrônico no dia 14 deste mês, às 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, situado na avenida Oscar Pontes (Água de Meninos), em Salvador, que será transmitido por videoconferência, em tempo real, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e aberto para acompanhamento de estudantes e pais.

Todos os inscritos serão sorteados e classificados, mas a convocação obedecerá à ordem de classificação no sorteio eletrônico e a disponibilidade de vagas, por curso, nos centros. As matrículas já estão confirmadas para os dias 19 a 21 deste mês, nos respectivos centros.

Avanços

Com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, a Bahia registra um avanço superior a 1.000% na oferta de vagas nos últimos três anos. Atualmente são 40.100 vagas ofertadas para a Educação Profissional na rede estadual.

Além de ampliar a oferta de vagas, o Estado aproveitou estruturas ociosas existentes na rede estadual de educação, instituiu os oito Centros Estaduais e 27 Centros Territoriais de Educação Profissional, investiu recursos próprios e do Programa Brasil Profissionalizado na adequação e modernização das unidades escolares, o que inclui reforma e ampliação das unidades, equipagem de laboratórios e montagem do acervo bibliográfico.

Também interiorizou a Educação Profissional que, além dos centros estaduais e territoriais, é ofertada também em 105 unidades na capital e interior, beneficiando jovens e trabalhadores/as em todos os territórios de identidade da Bahia.

Cursos técnicos

Administração, Agropecuária, Agrimensura, Alimentos, Análises Clínicas, Artes Visuais, Documentação Musical, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Guia de Turismo, Informática, Instrumentos Musicais, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Vendas.