O Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) obteve um dos melhores desempenhos da Bahia no resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. O índice do ensino fundamental inicial (4ª série ou 5º ano) foi de 5,9 e do ensino fundamental final (8ª série ou 9º ano), de 5,5.

Os dois índices estão a um passo de alcançar a meta estabelecida para 2022. O Plano de Desenvolvimento da Educação prevê que até lá o índice nacional atinja a média 6, o que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

O CEB obteve melhor índice do Ideb entre as escolas municipais e estaduais de Feira de Santana, superando também a média nacional de 4,6 para a primeira fase do ensino fundamental e a média 4,0 para os anos finais do ensino fundamental.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e reúne num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação – fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.